fbpx

Doenças do Trato Respiratório: Pneumonia, Coqueluche e Gripe. Saiba como se prevenir.

Blog

Com a chegada do inverno, temperaturas baixas podem causar alterações na resposta imunológica das vias respiratórias e favorecer a exacerbação de doenças crônicas como asma, bronquites e rino-sinusites. O frio também facilita aglomerações em ambientes sem ventilação que facilitam a transmissão de agentes infecciosos.

Uma vez que estas doenças provocam alterações imunes da via respiratória o risco de adquirir uma infecção aumenta.

Outras condições clínicas como diabetes, doenças cardíacas, maiores de 60 anos, menores de 05 anos, fumantes, gestantes, obesos, pessoas em uso de medicamentos imunossupressores (quimioterapia, agentes biológicos, HIV) podem facilitar a aquisição e complicações de doenças infecciosas do trato respiratório.

Para proteção das vias respiratórias contra infecções podemos utilizar o uso de vacinas para prevenção.

Existem hoje no Brasil as seguintes vacinas disponíveis:

Pneumo 13 – é indicada para prevenir Pneumonia e as outras doenças causadas por Pneumococos como sinusite, infecções sanguíneas e meningite. Indicada para crianças, maiores de 50 anos e todas  pessoas com fatores de risco para infecção pelo Pneumococo.

Pneumo 23 – Indicada para prevenir especialmente pneumonia com infecção da corrente sanguínea e meningite. Indicada para maiores de 60 anos em 2 doses com intervalo de 5 anos entre elas e para pessoas com risco de infecções graves pelo Pneumococo.

Gripe – Indicada para todas as pessoas a partir de 06 meses de idade. Vacinação anual.

Coqueluche – a vacina contra coqueluche é normalmente encontrada na forma conjugada com difteria e tétano (dTpa). É dada em dose única com revacinação a cada 10 anos. Se a imunização contra tétano estiver incompleta, completar para 3 doses que podem ser administradas como dT/DT ou como dTpa com intervalo de 2 meses entre elas.

Post anterior
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINA CONTRA GRIPE
Próximo post
DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DAS MÃOS

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.
Menu