fbpx

Vacina antigripal vai imunizar contra o principal vírus que provocou surto nos EUA

Blog

A vacina deste ano contra o vírus da gripe (Influenza) traz fragmentos virais da cepa H3N2 (Victoria), que no final do ano passado provocou um surto de gripe nos Estados Unidos. “Se este vírus chegar ao Brasil, as pessoas vacinadas já estarão imunizadas”, afirma o infectologista Jessé Reis Alves, responsável pelo Serviço de Vacinação do Fleury Medicina e Saúde. A vacina também trará partículas da cepa H1N1, já presentes na composição da vacina de 2012, e de uma cepa do vírus Influenza tipo B.

A vacina já está disponível em unidades do Fleury Medicina e Saúde. O melhor período para se vacinar vai até junho, tempo adequado para que o indivíduo esteja protegido quando o inverno chegar. Porém, isso não impede que as pessoas se vacinem após essa época, pois sempre é tempo de se prevenir.

O Ministério da Saúde indica a vacinação contra a gripe para crianças até 2 anos, adultos acima de 60 anos, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas, câncer ou imunodeficiências. “No entanto, pessoas de qualquer idade, a partir de 6 meses de vida, podem ser vacinadas”, comenta Jessé Alves. A vacina é contraindicada apenas para pessoas com história de reações graves à vacinação anterior ou indivíduos com alergia a componentes da vacina, como a proteína do ovo.

A composição deste ano traz partículas inativadas dos vírus que as autoridades sanitárias preveem que possam chegar ao Brasil em 2013. É o caso do H3N2, cepa Victoria, cuja imunização já estava prevista antes mesmo de ele ter provocado o surto de gripe nos Estados Unidos. “A proteção a esse vírus não foi decidida em função do surto naquele país, pois já havia a perspectiva de que ele poderia chegar também ao hemisfério Sul neste ano”, explica o infectologista.

Eficácia

De acordo com o médico, a eficácia da vacina chega a mais de 90% quando a pessoa vacinada é infectada por um vírus Influenza que faça parte da composição vacinal.

“É muito comum ouvirmos queixas de que, mesmo tomando a vacina, ainda assim, ocorreram sintomas de gripe. A contaminação de pessoas já vacinadas pode acontecer em algumas situações. A mais frequente delas se dá quando uma pessoa foi infectada pelo vírus da gripe antes da vacina poder estimular a produção de anticorpos, já que isso leva pelo menos 14 dias”, explica Jessé Alves.

Outra situação é quando a pessoa se expõe a um vírus que não faz parte da composição do produto. Também pode acontecer de a pessoa ser infectada por um vírus que não o Influenza e ter sintomas parecidos com os da gripe. “Por isso, nessas situações, o indivíduo acha que a vacina falhou, mas não foi o caso”, esclarece o médico.

O infectologista aproveita para esclarecer que os vírus que provocam a gripe são apenas o Influenza (A ou B), mas há uma infinidade de variações desses vírus, já que eles sofrem mutações frequentes, originando as diferentes cepas, como o H1N1 e o H3N2. “O sistema imunológico não está preparado para vírus com os quais ainda não teve contato antes, já que ele apresenta mutações. Por isso, a importância da vacinação anual, como forma de prevenir o contágio”, ressalta o infectologista.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em medicina diagnóstica, o Fleury oferece mais de 3 mil diferentes testes em 37 diferentes especialidades médicas. Também é precursor no conceito de centro médico integrado que, entre outras vantagens, oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica além de serviços singulares como a Vila da Saúde e o Gestar.

Seu serviço de Check-up oferece soluções para empresas e clientes individuais, além de produtos diferenciados como o Check-Up Fitness, para atletas iniciantes ou profissionais, e a Consulta do Viajante, para aqueles que pretendem viajar para localidades de risco. Além da área diagnóstica, o Fleury mantém o serviço de vacinação e o núcleo de aconselhamento genético, para detecção de risco para doenças genéticas e oncológicas. Há ainda o serviço de Promoção de Saúde, que atende clientes empresariais e individuais de forma integrada. O Fleury possui 22 unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Brasília (DF).

Post anterior
Vacinação contra gripe começa no dia 15. Veja quem pode se imunizar
Próximo post
Campanha de vacinação contra gripe vai imunizar 703,6 mil pessoas no AM

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.
Menu