A Vacina da BCG previne contra a tuberculose e é universal a todos os recém-nascidos. Normalmente a vacinação é realizada ainda na maternidade e é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações. Porém a falta desta vacina na rede pública vem preocupando pais e profissionais da saúde. É importante lembrar que a vacina está disponível na rede privada e pode ser aplicada mesmo após o primeiro mês de vida.
A vacina é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação doMycobacterium bovis, umas das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada peloMycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. Ela ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
Anualmente, são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de 1 milhão de pessoas à morte. No Brasil, a tuberculose é considerada um sério problema da saúde pública. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e 4,6 mil mortes. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, aglomerações são o principal fator de transmissão. O doente expele, pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Elas contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo. Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.
A doença causa tosse seca, emagrecimento, fraqueza e falta de apetite, e pode levar a eliminação de sangue pela tosse em casos mais graves. O tratamento é demorado, levando cerca de 6 meses.
A principal forma de prevenção é a vacinação. É recomendada a vacinação o mais cedo possível. A vacinação na idade adulta não é recomendada.
Segundo o Ministério da Saúde, o desabastecimento acontece no Brasil desde o segundo semestre de 2014, por conta de reformas em laboratórios que fornecem a vacina.
Segundo o coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, o fornecimento da vacina está sendo feito de forma intermitente pelo Ministério da Saúde desde o ano passado e que a situação se agravou no início deste ano. No estado do Rio de Janeiro, segundo ele, a Secretaria de Saúde recebeu 30% do quantitativo de uso mensal, e o estoque de doses para março está quase zerado.
“Vai faltar vacina nas unidades de saúde. Até recebermos a nova cota, haverá 30 dias, no mínimo, de desabastecimento nas unidades da vacina para recém-nascidos. É um retrocesso, já que a forma mais grave da tuberculose atinge justamente a criança e o adolescente”, disse ele, ao se referir à tuberculose meningocócica.
Apesar do desabastecimento, é importante ressaltar que a vacina BCG pode ser encontrada em clínicas de vacinação.
Vacinar é proteger a vida!