fbpx
Sem categoria

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV – ‘Quando eu me protejo, eu te protejo.’

Em alusão ao Outubro Rosa, que visa à conscientização acerca das formas de prevenção contra o câncer de mama, a Bravacinas – Clínica de Vacinação, lança a Campanha de Vacinação Contra o HPV – ‘Se eu me protejo, eu te protejo’.

A campanha tem como objetivo promover a saúde do homem e da mulher por meio da vacinação contra o HPV, que é agente causador do câncer do colo de útero, do câncer do ânus, do câncer de vagina, do câncer da orofaringe, do câncer de pênis, do câncer de vulva e das verrugas genitais.

HPV é a sigla de papilomavírus humano. Existem mais de duzentos tipos diferentes de HPV, que são identificados por meio de números como, por exemplo, HPV 6, HPV 11, HPV 16, HPV 18, etc.

Calcula-se que 75% a 80% da população mundial adquira um ou mais tipos de HPV durante a vida.

A maioria dos HPV , quando contraídos, não apresentam sintomas e desaparecem do organismo espontaneamente.

Contudo, quatro tipos de HPV causam a grande maioria das doenças relacionadas às infecções. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, 87% de câncer do ânus, 60% de câncer de vagina e 50% de câncer de vulva. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais.

A transmissão desse tipo de vírus ocorre principalmente por meio da relação sexual, mas também pelo contato pele com pele.

O uso de preservativo é uma forma de prevenção, que ajuda a reduzir a transmissão, mas não garante a proteção total contra o contágio. A vacinação é a principal forma de prevenção contra o HPV.

Existem dois tipos de vacina contra HPV, a bivalente e a quadrivalente. A bivalente, comercialmente conhecida como Cervarix, é produzida pelo laboratório Glaxo Smith Kline e pode ser administrada em mulheres a partir dos 9 anos de idade, sem limite de idade. A quadrivalente, comercialmente conhecida como Gardasil, é produzida pelo laboratório Merck Sharp & Dome e pode ser administrada em homens e mulheres dos 9 aos 26 anos de idade. Ambas são profiláticas, os seja, tem cunho preventivo e não terapêutico.

A vacina bivalente previne contra os HPV 16 e 18, que são oncogênicos, ou seja, causam câncer. A vacina quadrivalente previne contra os HPV 16 e 18 e também contra os HPV 6 e 11, que são condilomas, ou seja, verrugas genitais.

Informação e vacinação são as melhores formas de prevenção! Converse com o seu médico sobre a prevenção da infecção pelo HPV e BRAVACINE-SE!

Secretaria da Saúde registra 168 casos de gripe A em Santa Catarina
HPV – Que bicho é esse?

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.