fbpx

Entenda como funciona a vacina

Seja em gotinhas ou injeção, a vacina é muito importante para proteger a gente. Se você der uma olhada na sua caderneta de vacinação, deve estar anotado que você já tomou vacina contra poliomelite, sarampo e coqueluche, entre outras doenças que podem se tornar graves e até mesmo levar à morte quando não estamos prontos para combatê-las. Mas você sabe como uma vacina funciona?

Quando o nosso organismo tem contato com corpos estranhos, como vírus e bactérias, o corpo se defende produzindo os chamados anticorpos. Como esse é o primeiro contato, a resposta dessas defesas é mais lenta e podem aparecer sintomas da doença. Quando temos contato de novo com a doença, a produção de anticorpos é mais rápida.

Uma vacina é feita com organismos enfraquecidos, mortos ou alguns de seus derivados, que não nos deixam doentes. Quando a gente é vacinado, o nosso corpo detecta a substância que está nela e produz anticorpos, que evitam que a doença apareça no futuro. Em alguns casos, precisamos tomar doses de reforço para melhorar essa reação do organismo.

O aplicativo gratuito Vacinação em Dia, do Ministério da Saúde, ajuda a organizar a caderneta de vacinação, traz informações sobre as vacinas disponíveis pelo SUS – Sistema Único de Saúde e traz lembretes sobre campanhas de vacinação. O app está disponível para smartphones e tablets com o sistema Android. Quer saber mais sobre as vacinas? Então conheça uma cartilha produzida pela Organização Pan-Americana da Saúde, que tem um monte de ilustrações e traz uma linguagem bem fácil de entender.

Você sabe tudo sobre Meningite?
Horário Especial Para Copa

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.