fbpx
Sem categoria

Hepatite A – entenda mais sobre esta doença

Hepatite A

No Brasil, a hepatite é um problema de saúde pública, pois na última década, foram registrados mais de 130 mil casos desta doença.

Entenda mais sobre a doença

A Hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes tipos de vírus, como A, B, C, D e E. O vírus da Hepatite A é altamente contagioso e por isso é a causa mais comum de hepatite em todo o mundo.

Mas como a Hepatite é transmitida?

O vírus é eliminado nas fezes de pessoas infectadas e sob condições precárias de higiene e saneamento, acabam por infectar os reservatórios de água ou nas mãos das pessoas que manipulam alimentos. Este vírus é extremamente resistente e pode sobreviver no gelo, água salgada ou mesmo na água potável por meses.

Quando surgem os sintomas?

Os sintomas podem se manifestar um mês após o contágio. Em crianças com menos de 5 anos, os sintomas podem não aparecer, mas mesmo assim, os pais devem ficar atentos.

Os sintomas da Hepatite A principalmente em adolescentes e adultos são:

>Fadiga;

>Perda de apetite;

>Dores abdominais;

>Cansaço;

>Dor nas articulações;

>Tontura;

>Enjoos e vômitos;

>Febre;

>Diarreias;

>Pele e olhos amarelados;

>Urina escura;

>Fezes claras.

Como é diagnosticada a Hepatite A?

O diagnóstico preciso acontece por meio de exame de sangue e os médicos indicarão o tratamento mais adequado para o caso em questão.

Como é o tratamento para esta doença?

A terapia em geral concite em repouso e orientações quanto aos alimentos e também quanto a ingestão adequada de líquidos para repor a quantidade perdida devido aos vômitos e diarreias que podem acontecer ao longo do processo.

Quanto tempo demora a recuperação do paciente?

A recuperação pode ser lenta e demorar semanas ou até meses, dependendo do organismo de cada um.

Existem vacinas contra a Hepatite A?

Sim, existem vacinas que protegem contra a Hepatite A. Elas encontram-se disponíveis apenas em Clínicas Particulares. O esquema de deve ser feito, tanto para adultos quanto para crianças. Para os adultos, são duas vacinas com intervalos de 6 meses cada. Já para as crianças, a vacina já pode ser aplicada a partir de 1 ano de idade e também devem ser tomadas 2 doses, com intervalo de 6 meses.

Como posso diminuir as chances de contaminação?

>Os alimentos devem ser bem lavados e quando possível fervidos antes do consumo;

> Deve-se evitar banhos de rios ou qualquer contato com água parada;

>Se alguém próximo foi diagnosticado com este tipo de Hepatite, deve ser usado água sanitária para a limpeza de locais comuns;

>Todos os objetos de uso diários, como copos, pratos e talheres devem ter um cuidado especial no momento da higienização.

*É importante lembrar que pessoas que já contraíram Hepatite A, não correm mais o risco de pegar novamente a doença.

Confira nossas Palestras!
Anvisa Registra Nova Vacina Contra a Gripe

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.