fbpx

Meningite é coisa séria!

Tudo que você precisa saber sobre as vacinas contra as Meningites aplicadas na Bravacinas.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório que ocorre nas meninges (membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal), tem como seu principal causador, os vírus ou bactérias, mas também podem ser causadas por fungos ou parasitas.

A transmissão da meningite se dá de pessoa para pessoa, por meio de gotículas e secreções que saem do nariz e da garganta quando os infectados falam, tossem ou espirram.

A meningite bacteriana mais frequente no Brasil é a meningocócica, causada pelos meningococos (Neisseria meningitidis), sendo as cepas mais presentes no Brasil a  A, B, C, W e Y. A importância em relação a vacinação se da por conta que a meningite bacteriana acarreta em óbito de 20% a 30% das pessoas que adoecem, podendo levar a morte em 24h. Dos sobreviventes, de 10% a 20% ficam com alguma sequela, como surdez, amputação de membros ou comprometimentos neurológicos.

Meningocócica B

A vacina Meningocócica B protege contra a bactéria Neisseria meningitidis do grupo B. É uma vacina inativada, aplicada pela via intramuscular que pode ser aplicada dos 2 meses aos 50 anos de idade.

O esquema vacinal em crianças entre 12 e 23 meses consiste em duas doses (intervalo mínimo de 2 meses) e uma dose de reforço com intervalo de 1 a 2 anos após a última dose. Em crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos o esquema consiste em duas doses (intervalo mínimo de 1 mês e ideal de 2 meses), e não foi estabelecida a necessidade de reforços nessa idade.

Meningocócica ACWY

A vacina Meningocócica ACWY protege contra a bactéria Neisseria meningitidis do grupo A, C, W e Y. Atualmente trabalhamos com 3 laboratórios diferentes da vacina ACWY: MENVEO da GSK, NIMERIX da PFIZER e MENACTRA da SANOFI.

Ambas as vacinas possuem apresentação de aplicação intramuscular que também podem ser aplicadas dos 2 meses aos 50 anos.

A vacina MENVEO em crianças de 2 a 23 meses consiste no esquema de duas doses com intervalo de 2 meses, no mínimo, e uma dose de reforço após o segundo ano de vida. Em crianças maiores de 2 anos o esquema vacinal consiste em uma dose única.  A vacina NIMERIX em crianças de 2 a 6 meses consiste no esquema de duas doses com intervalo de 2 meses, no mínimo, e uma dose de reforço após os 12 meses. Em crianças de 6 a 12 meses o esquema consiste em uma dose com reforço aos 12 meses de idade com um intervalo mínimo de pelo menos 2 meses após a dose primária. Em crianças maiores de 2 anos o esquema vacinal consiste em uma dose única.

A vacina MENACTRA pode ser aplicada após os 9 meses, em crianças de 9 a 23 meses consiste no esquema de duas doses com intervalo de 3 meses, no mínimo. Em crianças maiores de 2 anos até os 55 anos o esquema vacinal consiste em uma dose única.

Por fim…

Além das vacinas meningocócicas, as vacinas BCG, Pneumo 13, Hexavalente/Pentavalente – HIB também conferem proteção contra determinados causadores de meningite.

Por isso a importância de manter o calendário sempre atualizado. Tem alguma dúvida? Na Bravacinas nosso time faz a análise da caderneta de vacinação de maneira gratuita e sem compromisso. Bravacine-se! 💙

Vacinas para viajar e certificado internacional de vacinação (CIVP)

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.