fbpx

SC registra 13 casos de influenza em 2013 e Dive alerta para prevenção

A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) já regitrou 13 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo vírus influenza. Na manhã desta segunda-feira (6), um caso foi confirmado em Joinville, no Norte, e outros são monitorados na cidade e no Estado. Conforme o gerente de doenças imunopreveníveis, Eduardo Macario, os casos foram registrados em diferentes regiões do estado, no Sul, Oeste, Centro e Norte. Destes, são 5 casos de contaminação de Influenza A H1N1, seis de Influenza A H3N2 e 2 por Influenza B.

De acordo com Macario, o número de casos segue a estimativa feita pela Dive. Além disso, explica que a preocupação da Vigilância é a vacinação de todas as pessoas do grupo prioritário, além de evitar mortes pela doença. O grupo prioritário é formado por doentes crônicos, idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de dois anos e profissionais de saúde.

Em Joinville, o caso confirmado nesta segunda (6) é o primeiro registrado este ano na cidade. A paciente é uma mulher de 56 anos com doença crônica que está internada no Hospital Municipal São José.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Joinville, a paciente tem diabetes e problemas cardiovasculares. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Débora Galles disse que a mulher deu entrada no hospital em 28 de abril, já apresentando os sintomas do vírus. “No dia em que a paciente foi internada, ela já foi medicada e houve a realização da coleta de secreção de oro nasofaringe para confirmar a presença do vírus”, detalhou. A coleta foi enviada a um laboratório de Florianópolis, que confirmou o caso de Influenza H1N1, na quinta-feira (2).

Vacinação

O público-alvo tem até esta sexta (10) para ser imunizado gratuitamente, quando encerra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Dos 295 municípios catarinenses, 220 ultrapassaram a meta de 80% de cobertura até a última quinta-feira (2) para todos os grupos prioritários. Porém, a Vigilância alerta para a necessidade de vacinar todos, até acabarem os estoques de vacinas.

Em Joinville, segundo o setor de Imunização, mais de 20 mil pessoas ainda precisam ser vacinadas para que o município alcance a meta e imunize 88.122 pessoas, que representam 80% do público-alvo.

No ano passado, 23 pessoas tiveram casos confirmados de Influenza H1N1, quatro pessoas foram detectadas com outro tipo de Influenza e 69 casos de gripes tiveram origem por outros agentes no município.

Prevenção

Conforme Macario, a etiqueta da tosse é a melhor maneira de prevenir a proliferação do vírus. Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Joinville, Aline Costa da Silva, o vírus da gripe pode estar em qualquer lugar, uma das maneiras de combatê-lo é cultivando hábitos de higiene. “A transmissão do vírus começa antes de aparecerem os sintomas da gripe. Proteger-se contra o frio e lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis, no caso de espirros e tosses, são medidas fundamentais”, advertiu Aline.

Sintomas

A gripe é transmitida pelos vírus influenza A, B ou C, cujos principais sintomas são febre alta, dores de cabeça ou no corpo, tosse e dor de garganta. Em caso desses sintomas, o gerente de doenças imunopreveníveis da Dive, Eduardo Macario, orienta que os pacientes procurem uma unidade de saúde para que sejam corretamente medicados.

Vacina contra H1N1 fica mais cara
Tecnologia promete ajudar no desenvolvimento de vacinas contra a Aids

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.