fbpx
Sem categoria

Vacina para doenças pneumocócicas e pneumonia da Pfizer é recomendada nos Estados Unidos para adultos acima de 65 anos

A vacina Prevenar 13, da Pfizer, foi recomendada pelo Comitê Consultivo de Práticas de Imunização (ACIP) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, para proteger adultos com 65 anos ou mais contra as doenças pneumocócicas, o que inclui a pneumonia.

A recomendação seguirá para revisão e aprovação do CDC e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Uma vez aprovadas, as recomendações serão publicadas no Morbidity and Mortality Weekly Report.

“A imunização com Prevenar 13 pode desempenhar um papel importante para ajudar a reduzir a incidência de pneumonia pneumocócica adquirida na comunidade e doença invasiva pneumocócica em adultos com 65 anos de idade ou mais”, disse Luis Jodar, Ph.D., vice-presidente do grupo global de desenvolvimento de vacinas e assuntos clínicos.

A pneumonia pneumocócica é o tipo mais comum de pneumonia adquirida em comunidade. Cerca de 900 mil americanos por ano são infectados pela doença, e metade deles é hospitalizada.1 Entre os adultos com 50 anos ou mais há aproximadamente 440 mil casos de pneumonia nos Estados Unidos por ano2, com 25 mil mortes relacionadas à doença. 3

“Estimativas de custos anuais diretos e indiretos de internações e casos ambulatoriais relacionados à pneumonia pneumocócica chegam a 5 bilhões de dólares nos Estados Unidos” 4, afirma Susan Silbermann, presidente da área de vacinas da Pfizer. “Uma vez que profissionais de saúde comecem a implementar a nova recomendação da ACIP, acreditamos que a Prevenar 13 pode ajudar a prevenir a doença e tem o potencial de ser um importante benefício para a saúde pública. A Pfizer continua empenhada em atuar junto às comunidades de saúde para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação de adultos”.

Prevenar 13 foi introduzida para uso de crianças e adolescentes em dezembro de 2009 na Europa e já está aprovada em mais de 120 países no mundo. A vacina também foi aprovada para adultos com 50 anos ou mais em mais de 90 países. É o caso do Brasil, que em 2013 recebeu a aprovação da Anvisa para uso nesta faixa etária. A imunização já era indicada para crianças até seis anos incompletos. Prevenar 13 protege contra os sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F, que estão entre os mais prevalentes em todo o mundo.

Vacinação aumenta qualidade e expectativa de vida dos idosos
Vacina contra a gripe em gestantes reduz risco de prematuridade

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.