fbpx

Você oferece vacina na empresa para seus colaboradores?

Para se manter um bom ambiente de trabalho é preciso mais do que boa relação entre as equipes e crescimento constante da empresa. Também é importante investir na saúde dos colaboradores, com aplicação de programas de medicina preventiva que contribuem para uma companhia saudável.

Segundo números da Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada 1 dólar gasto em prevenção, são economizados 60 dólares em tratamento. Oferecer vacinas na empresa é uma das ações que podem ser facilmente implementadas, pois são rápidas e em geral possuem baixo custo.

O principal argumento que deve ser utilizado para incentivar os colaborados a tomarem vacinas na empresa é a prevenção de doenças, principalmente aquelas de fácil transmissão. Casos como a gripe, por exemplo, apesar de não serem considerados graves, causam indisposição e queda de produtividade no colaborador doente, além de oferecer riscos de contágio aos outros trabalhadores. Para os países industrializados, estima-se que a gripe atinja de 5% a 10% da população economicamente ativa todos os anos. Nos Estados Unidos, calcula-se que isso gere um custo anual de cerca de 1 bilhão de dólares.

Para a companhia, o principal benefício é na redução do absenteísmo e presenteísmo, que significam, respectivamente, quando o colaborador falta ao trabalho ou quando ele comparece mesmo doente, sendo improdutivo. Também é melhorado todo o fluxo da produção, uma vez que diminuem as licenças por motivos de saúde e aposentadorias precoces.

A imunização deve ser feita por um profissional da saúde habilitado. A empresa tem a opção de contratar um profissional particular, de uma clínica, por exemplo, ou, se já tiver contratado um plano de saúde, negociar esse serviço diretamente com a operadora.

Todas as informações sobre a imunização podem ser passadas em uma rápida reunião geral ou até mesmo por meio de um folheto informativo explicando a importância da adesão às vacinas na empresa. E-mails lembrando sobre o dia e horário da aplicação também são válidos para que ninguém fique de fora. Se o número de colaboradores for muito grande, é possível agendar horários para que não ocorram filas e as pessoas fiquem muito tempo ausentes do seu posto de trabalho, causado prejuízo ao fluxo de tarefas.

Quem tem mais 50 anos deve saber tudo sobre herpes-zóster
Saiba a importância da vacina contra coqueluche para as gestantes

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.