fbpx

Meningite

vacina meningite

A forma mais importante de prevenir a doença meningocócica é através de vacinação. Existem vacinas contra os tipos A,B, C,W e Y. A vacina contra o tipo ACWY e do tipo B estão disponíveis no sistema privado. A vacina do tipo C está disponível no sistema público para crianças até 5 anos de idade. Em crianças de 11 e 12 anos está disponível a ACWY.

Perguntas Frequentes

A meningite é uma doença que leva a inflamação de membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas meninges.  Vírus (ex caxumba) e bactérias (meningococo, pneumococo) provocam invasão destas estruturas. As meningites bacterianas são as mais graves comparadas às meningites virais e estão associadas a elevada mortalidade e sequelas pois se apresentam com uma evolução muito rápida podendo levar à morte em até 24 horas.

A Neisseria meningitidis (meningococo) é uma bactéria causadora de ambas as formas de doença e são chamadas de doença meningocócica. A meningococcemia é uma forma de infecção da corrente sanguínea extremamente grave com elevada letalidade. Uma em cada 5 pessoas com doença meningocócica desenvolvem sequelas permanentes como surdez, amputações, alteração do desenvolvimento neurológico e 2 em cada 10 pessoas morrem.

Existem 4 sorogrupos de meningococo causadores de doença meningocócica no Brasil: os tipos B, C, W e Y.

A vigilância das meningites em Santa Catarina no ano de 2019, demonstra que o sorogrupo C foi responsável por 31% dos casos, o sorogrupo W acometeu 28%, e o sorogrupo B causou 19% dos casos aproximadamente.

Um em cada 10 pessoas saudáveis portam o meningococo na garganta e através da eliminação das gotículas por tosse, fala, espirro e beijo, podem transmitir diretamente a outras pessoas.

A doença meningocócica pode afetar qualquer pessoa, mas bebês, crianças e adolescentes tem as maiores taxas de ocorrência da doença. Pessoas portadoras de HIV e outras deficiências imunológicas inclusive provocada por determinados tipos de tratamento, pessoas que não tem baço apresentam risco aumentado de adoecimento.

Os sintomas iniciais são de início súbito e pioram rapidamente. É frequente febre alta, confusão mental, pescoço rígido dores de cabeça e vômitos.

Em bebês estes os sintomas podem não estar presentes, mas apatia, irritabilidade, falta de apetite e vômitos podem ser os sintomas de apresentação da doença. Na meningococcemia pode haver manchas escuras na pele e o comprometimento de outros órgãos. A doença exige ida ao hospital imediatamente para tratamento. Mesmo com tratamento adequado, a doença pode-se apresentar de forma fulminante levando a óbito em 24 a 48hs após o início do quadro.

A forma mais importante de prevenir a doença meningocócica é através de vacinação. Existem vacinas contra os tipos A,B, C,W e Y. A vacina contra o tipo ACWY e do tipo B estão disponíveis no sistema privado. A vacina do tipo C está disponível no sistema público para crianças até 5 anos de idade. Em crianças de 11 e 12 anos está disponível a ACWY.

Qualquer um pode ser vacinado contra doença meningocócica. Preferencialmente as vacinas devem ser oferecidas a todas as crianças e adolescentes e adultos jovens. Os pacientes com deficiências imunológicas  também são alvos preferenciais para proteção. Converse com seu médico ou entre em contato conosco para maiores informações!

Agende a sua vacinação

Faça sua vacina com a Bravacinas! Estamos em Itajaí, em Balneário Camboriú e também vamos até a sua casa em toda a região. Preencha o formulário abaixo e nossa equipe vai tirar todas as suas dúvidas.




    Onde você está?