fbpx
Sem categoria

Nova Vacina Contra Dengue!

O combate contra a Dengue receberá um novo aliado em 2015: A Vacina Contra Dengue.

Depois de 20 anos de estudo e mais 1,7 bilhão de dólares investido, o laboratório francês Sanofi Pasteur (linha de vacinas da Sanofi Aventis) sinaliza que as vacinas poderão estar disponíveis já no segundo semestre de 2015.

As vacinas são produzidos em Lyon, na França, onde o laboratório construiu uma fábrica exclusiva para a fabricação do novo imunobiológico.

Estudos clínicos em mais de 31 mil pessoas em países da África e da América Latina demonstram a alta eficácia da vacina. A cada 100 pessoas imunizadas 60,8 não contraíram a doença e das que contraem 95,5 não tiveram formas graves da dengue. Segundo a gerente médica do laboratório Sanofi Aventis os resultados demonstram a possibilidade de acabar com os casos graves da doença.

A Dengue é uma doença tropical infecciosa transmitida por espécies de mosquito Aedes, especialmente o Aedes aegypti. O vírus da dengue tem cinco tipos diferentes e a infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Um contágio subsequente por algum tipo diferente do vírus aumenta o risco de complicações graves no paciente. Dentre as complicações há a possibilidade de evolução da doença para dengue hemorrágica que pode levar a óbito.

Mas atenção! Apesar do breve lançamento da vacina, os demais cuidados preventivos não devem ser esquecidos! Importante cuidar dos reservatórios de água para não deixar água parada, habitat favorito do mosquito transmissor. Além disso, pessoas que vivem em localidades endêmicas devem se prevenir das picadas do mosquito por meio de mosquiteiros, repelentes e roupas que cubram a pele.

Volta Às Aulas: Cuidados Além Do Material Escolar
Entenda as diferenças entre Resfriado, Gripe e Pneumonia

Posts relacionados