fbpx

Aumento de casos de coqueluche no Brasil e no mundo alertam para vacinação

Um expressivo aumento de casos de Coqueluche no mundo vem alarmando governos e cientistas. O aumento foi de 127 mil casos em 2006 para quase 250 mil em 2012, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só em 2012, foram 47 mil casos nos EUA, 12 mil no Reino Unido e 24 mil na Austrália.

No Brasil, o Ministério da Saúde ainda não divulgou os dados de 2014, porém os números que temos já são alarmantes: de 605 casos em 2010 para 6.368 em 2013, assim como de 18 para 109 mortes neste período.

A Coqueluche é também conhecida por pertussis ou tosse comprida, e é uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis.

O contágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças menores de dois anos.

É importante lembrar que a Coqueluche não confere imunidade uma vez contraída. A principal forma de prevenção é a vacinação, que deve ser iniciada aos 02 meses de idade, conforme esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm. A vacina confere imunidade por cerca de dez anos, portanto é importante o reforço para adultos.

Converse com o seu médico sobre e previna-se.

Entenda as diferenças entre Resfriado, Gripe e Pneumonia
Estudos Sobre Vacinação Contra Gripe Em Empresas

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.