fbpx

Estudos Sobre Vacinação Contra Gripe Em Empresas

Empresas e instituições contam com uma aliada na prevenção da saúde de seus colaboradores: a vacina da gripe. A vacinação é capaz de aumentar a qualidade de vida, reduzir o absenteísmo e o presenteísmo, além de prevenir mortalidade precoce.

Segundo a Advanced PCS revelou que o custo anual de perda de produtividade em decorrência da gripe é de US$ 225 bilhões.  Nos países industrializados, a influenza é uma das mais comuns infecções respiratórias em adultos. Estima-se que a doença acometa de 5 a 10% da força de trabalho (pessoas produtivas e saudáveis), gerando um custo anual em tratamentos, que segundos estimativas, pode superar US$ 5 bilhões, somente nos Estados Unidos.

Um estudo realizado na Bolívia em 2004 publicado pela Value Health avaliou o custo benefício da vacinação contra gripe em um Banco. Os resultados mostraram que a incidência cumulativa de influenza foi menor entre os vacinados (14,6%) do que entre os não vacinados (39,4%). A taxa de absenteísmo devido à doença foi similar nos dois grupos, porém a redução de produtividade entre aqueles funcionários que continuaram a trabalhar com os sintomas de gripe, demonstrou uma economia de 6.4 a 25.8 dólares por empregado vacinado. Esta economia cresce para 89.3 a 237.8 se considerada a receita operacional do colaborador.

A vacinação deve ser feita antes do inverno chegar, preferencialmente nos meses de abril e maio. A vacina da gripe, também conhecida como Influenza, muda todos os anos de acordo com as recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde, que referencia as cepas (vírus) que estarão circulando em cada hemisfério.

A empresa pode realizar uma campanha de vacinação dentro da sua sede. Para tanto deve contratar empresa especializada em realizar Campanhas de Vacinação e que possuem licenciamento para a atividade.

O investimento em vacinação é dedutível do imposto de renda para empresas de lucro real.

Empresa Vacinada É Empresa Prevenida!

Bravacine-se!

Aumento de casos de coqueluche no Brasil e no mundo alertam para vacinação
OMS destaca a importância da vacinação contra o Sarampo

Posts relacionados