fbpx

OMS destaca a importância da vacinação contra o Sarampo

Em face aos inúmeros casos de sarampo observados pelo mundo no último ano, a OMS – Organização Mundial da Saúde se posicionou na semana passada e fez um apelo pela vacinação: “todos os países precisam manter uma cobertura de vacinação de rotina muito elevada para que surtos semelhantes de sarampo não voltem a acontecer novamente na região europeia e possam ser eliminados de uma vez por todas”.

A vacina hoje é a principal forma de prevenção contra o Sarampo, que é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Os sintomas iniciais são febre, tosse, manchas brancas na parte interna das bochechas, coriza, conjuntivite, mal-estar e perda de apetite.

Assim como a varíola, o sarampo pode ser erradicado por meio da vacinação. Zsuzsanna Jakab, diretora regional da OMS na Europa, disse que a organização foi pega de surpresa com a dimensão do surto no continente. “Quando consideramos que nas últimas duas décadas houve uma redução de 96% dos casos de sarampo na Europa e que estamos a apenas um passo de eliminar a doença, estes números são realmente uma surpresa”, disse. “É inaceitável que, depois de cinquenta anos de esforços para disponibilizar vacinas mais seguras e efetivas, o sarampo continue nos custando vidas, tempo e dinheiro”, afirmou Zsuzsanna.

A diminuição da coberta vacinal é o principal motivo pelo aumento do número de casos de sarampo no mundo. Parte desta diminuição pode ser em decorrência de dificuldade de acesso à vacina em alguns lugares do mundo, porém a principal causa é a recusa a vacinação que é estimulada por grupo antivacinas.

Estudos Sobre Vacinação Contra Gripe Em Empresas
Vacina HPV Quadrivalente Aprovada Para Mulheres Até 45 Anos De Idade

Posts relacionados