fbpx
Sem categoria

Vacina HPV Quadrivalente Aprovada Para Mulheres Até 45 Anos De Idade

Existem no Brasil duas vacinas disponíveis que protegem contra o HPV. Até então apenas uma delas estava aprovada para uso em mulheres acima de 26 anos no Brasil.

Estudos demonstraram a suscetibilidade de mulheres entre 24 e 45 anos em contrair HPV, o que fundamentou o pedido do laboratório fabricante da vacina quadrivalente, MSD, a pedir liberação para aplicação nesta faixa etária.

Nesta semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a indicação da vacina quadrivalente contra HPV para mulheres até 45 anos. Até então, a vacina era indicada para mulheres de até 26 anos.

A medida foi publicada nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União. A mudança foi feita a pedido da fabricante, a MSD, e vale para a vacina conhecida como Gardasil, que protege contra quatro subtipos do vírus.

Vale lembrar que a vacina também é indicada para meninos de 9 a 26 anos na prevenção de lesões pré-cancerosas e câncer de ânus, por exemplo.

A ampliação da faixa etária, no entanto, vale apenas para as vacinas aplicadas na rede privada –na rede pública, a vacina é ofertada para meninas de 9 a 13 anos, além de mulheres com HIV de 9 a 26 anos.

O objetivo da vacinação contra o HPV é diminuir os casos de câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte por câncer em mulheres no país.

OMS destaca a importância da vacinação contra o Sarampo
Uma empresa é feita de pessoas

Posts relacionados