fbpx

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINA CONTRA GRIPE

Como posso ter acesso à bula da vacina? Basta clicar >>> aqui <<<.

 

Qual a diferença entre a vacinas contra gripe trivalente e quadrivalente? A vacina trivalente protege contra três tipos de vírus que causam gripe. Já a quadrivalente protege contra quatro tipos, três que estão contidos na vacina trivalente e mais um.

TRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B

QUADRIVALENTE = AH1N1 + AH3N2 + B + B

 

Qual vacina devo tomar? Ambas as vacinas são recomendadas e igualmente eficazes.

 

Tetravalente e Quadrivalente são a mesma vacina? Sim, ambas fazem referência à vacina que protege contra quatro tipos de vírus que causam gripe.

 

A vacina pode ser aplicada em crianças? Sim, ambas as vacinas são indicadas a partir de 06 meses de idade. Exceção para a vacina quadrivalente produzida pela GSK que é a partir de 03 anos somente.

 

Gestantes podem tomar a vacina? Devem tomar a vacina em qualquer fase da gravidez.

 

A vacina causa efeitos colaterais? As vacinas contra gripe são muito bem toleradas. Porém, algumas pessoas podem apresentar dores no local da aplicação.

 

A vacina causa gripe? Mito. A vacina é produzida com vírus inativados e fragmentados. É impossível causar gripe.

 

Posso tomar a vacina se estou doente? A vacina não pode ser aplicada caso você tenha febre no dia da aplicação ou tenha uma doença neurológica em atividade. Também não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia severa à proteína do ovo.

 

Qual é a vacina ofertada nos postos de saúde? É a vacina trivalente. A vacina quadrivalente, assim como a trivalente, pode ser encontrada somente em clínicas de vacinação.

 

Quanto tempo a vacina leva para fazer efeito? A vacina leva em média 20 dias após a vacinação para começar a gerar anticorpos no corpo.

 

Tomei a vacina contra gripe no ano passado, há menos de 12 meses atrás, devo fazer a vacina? Sim. A composição da vacina muda a cada ano (é o que chamamos CEPAS das vacinas). A vacina faz com que o organismo produza anticorpos contra determinados vírus que ele não produziria normalmente. Os anticorpos após atingirem o clímax, vão reduzindo gradativamente. Portanto é fundamental se vacinar todo ano!

 

A vacina contra gripe oferecida pela Bravacinas é de 2016? Sim, trabalhamos somente com vacinas com CEPAS atualizadas do ano vigente. A CEPA de 2016 para a vacina Quadrivalente é: A/California/7/2009(H1N1) + A/HongKong/4801/2014(H3N2) + B/Phuket/3073/2013 + B/Brisbane/60/2008

 

Já tive gripe H1N1, ainda preciso tomar a vacina? Sim. Quem foi infectado fica imunizado por um tempo, mas depois pode voltar a pegar a doença. O tempo de imunização após infecção é mais prolongado que o da vacina, porém não é possível prevê-lo porque muda em cada organismo.

 

Converse com o seu médico e Bravacine-se!

ALERTA: CAXUMBA, você está vacinado?
Doenças do Trato Respiratório: Pneumonia, Coqueluche e Gripe. Saiba como se prevenir.

Posts relacionados