fbpx
Sem categoria

Chegou a hora de vacinar contra a gripe

Como o vírus Influenza sofre mutações, todos os anos é preciso refazer a imunização contra a gripe. Mas este ano ela é ainda mais importante para reduzir a hospitalização em meio ao sistema de saúde colapsado pela pandemia do novo coronavírus. 

Clique aqui para agendar a vacinação contra a gripe

Casos de gripe são mais comuns no fim do outono e no inverno, mas também podem ocorrer em outros períodos do ano. O vírus que mais assusta é o H1N1. Depois de aplicada, ela leva de duas a três semanas para fazer efeito. Por isso, com o início do outono, chegou a hora de vacinar contra a gripe!

É importante vacinar contra a gripe todos os anos, porque os vírus se modificam. Mas neste ano, essa precaução fica ainda mais importante, por conta do colapso no sistema de saúde decorrente da pandemia do coronavírus.

Isso significa que a vacina da gripe protege contra a Covid-19?

— Não.

Porém, vacinar contra a gripe protege de outras complicações que podem levar à necessidade de hospitalização — e até mesmo ao óbito, como pneumonia e insuficiência respiratória.

Por tudo isso, a vacina contra a gripe é um escudo extremamente importante e necessário mais do que nunca.

Continue lendo para saber mais!

O que é gripe?

A gripe é uma doença que acontece a partir da contaminação com vírus do tipo Influenza e suas variações — o que mais assusta é o H1N1. Ela causa infecção no sistema respiratório. Os sintomas podem ser de leves a extremos, desde impossibilidade de fazer atividades cotidianas, até pneumonia e óbito. 

Importância da vacinação contra a gripe

O vírus da Influenza causa um grande número de óbitos por ano, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e diabetes. Mesmo que a maioria das outras pessoas apresentem apenas sintomas leves de gripe, muitas vão precisar de atendimento hospitalar.

Neste momento, com o sistema hospitalar (tanto público quanto privado) totalmente colapsado pela pandemia da Covid-19, vacinar contra a gripe é um escudo ainda mais importante para reduzir a demanda de leitos, respiradores etc. por complicações decorrentes de Influenza, ajudando, assim, a salvar mais vidas.

Inclusive, um estudo publicado pelo American Journal of Infection Control, em fevereiro, apontou redução de 24% nas positivações da COVID-19 em pessoas vacinadas contra a gripe. Não só. A necessidade de hospitalização caiu para 42% e a necessidade de ventilação mecânica foi 55% menor, comparado a quem não se vacinou. Ou seja, respostas melhores à doença.

As análises foram feitas com mais de 27 mil pessoas do Michigan, nos Estados Unidos, que fizeram o teste para Covid-19. No entanto, este é um estudo retrospectivo, realizado após o fim dos quadros dos pacientes.

Vale lembrar que a vacina contra a gripe não substitui aquelas produzidas contra o Coronavírus, mas pode ser aplicada para diminuir os riscos de contaminação e complicações, além de evitar problemas que podem levar à necessidade de hospitalização — e até mesmo ao óbito, como pneumonia e insuficiência respiratória.

Por que precisa vacinar contra a gripe todo ano?

O vírus Influenza passa por transformações e mutações. Ou seja: mesmo quem já pegou a doença ou quem se vacinou no ano passado, está sujeito(a). Por isso, as vacinas são atualizadas anualmente e todo mundo precisa se vacinar de novo.

Aqui na Bravacinas, as vacinas deste ano foram produzidas a partir de CEPA de 2021, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, garantindo maior proteção contra as novas variantes do vírus.

Que vacinas contra a gripe existem?

Existem duas opções de vacina contra a gripe. A trivalente (disponível no SUS) e a tetravalente (ou quadrivalente), que protege contra quatro variações da Influenza.

Na Bravacinas, trabalhamos com doses de quadrivalente, importadas, fabricadas pela Sanofi Pasteur e pela Glaxo Smith Kline (GSK), que são laboratórios muito respeitados mundialmente.

Quem deve se vacinar contra a gripe?

Todas as pessoas, a partir de 6 meses de idade, devem ser vacinadas contra a gripe. Tanto para proteção própria, quanto para evitar a proliferação da doença, ajudando a reduzir os índices de casos graves e óbitos.

Na rede pública, a vacina trivalente está disponível para grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, como crianças, gestantes e puérperas, profissionais da saúde, idosos e portadores de doenças crônicas.

Nos serviços privados de vacinação, como a Bravacinas, as vacinas estão disponíveis para pessoas a partir de 6 meses, sem restrições de idade.

Por que escolher a Bravacinas?

Porque temos estrutura e know how para garantir a segurança vacinal do imunizante aplicado. Nossa rede de frio, com gerador e sistema de no-break, garante autonomia elétrica o suficiente para que as vacinas nunca saiam da temperatura correta. Isso é fundamental para preservar a eficácia da imunização.

Somos uma clínica altamente especializada que desde que foi criada, há 13 anos, trabalha exclusivamente com vacinação humana. 

Além disso, nossas vacinas contra a gripe são monodoses, garantindo ainda mais segurança na vacinação, pois não há necessidade de conservantes para manter o frasco aberto e nem risco de erro no período de espera entre uma aplicação e outra.

Bravacine-se contra a gripe!

A vacina da gripe já chegou na Bravacinas. Você pode agendar a vacinação clicando aqui ou entrar em contato com nossa equipe, por telefone ou WhatsApp, no número  (47) 3344-0082.

Mas atenção: se você estiver com febre ou suspeita de Covid-19, adie a vacinação até que se sinta melhor.

Doenças que podem ser tão ameaçadoras quanto a Covid-19 se não vacinar
Você conhece a importância da vacina contra a pneumonia?

Posts relacionados