fbpx

ALERTA: CAXUMBA, você está vacinado?

Surto de Caxumba em Florianópolis, Santa Catarina. O que devo fazer?

Bem, surto de caxumba não é algo inédito. A caxumba é uma doença altamente contagiosa e é causada pelo vírus Paramyxovirus, transmitido por contato direto com gotículas de saliva ou perdigotos de pessoas infectadas.

Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade.

Um surto ocorre quando ocorrem dois ou mais casos de uma determinada doença em um mesmo local, aliados à hipótese de que possuem a mesma fonte de infecção.

Costumam ocorrer surtos quando a taxa de imunização de um grupo de indivíduos de uma determinada localidade é baixa. Isto pode acontecer caso aquelas pessoas deixem de se vacinar, ou porque se recusam a tomar a vacina ou porque a vacina não esteja disponível naquela localidade.

As vacinas que protegem de caxumba são a triviral e a tetraviral. A vacina triviral também protege contra sarampo e rubéola. A tetraviral protege contra todas estas doenças que a triviral protege e mais a varicela. A vacina tetraviral na rede particular está em falta no Brasil e não tem previsão para normalização.

A vacinação contra rubéola se dá normalmente com a vacina triviral aos 12 e 18 meses de vida. A partir daí a pessoa é considerada imune à doença. Porém nos casos de adolescentes e adultos que não receberam a vacina ou não possuem registro de que tomaram a vacina, devem fazer duas doses da vacina com intervalo mínimo de 01 mês entre elas.

Nos dias de hoje existe uma grande consciência sobre a importância da vacinação. Muitas vacinas são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde por meio do PNI – Programa Nacional de Imunização, dentre elas a vacina triviral. Porém nem sempre foi assim, por isso é muito importante que, principalmente adultos e idosos, verifiquem seu histórico vacinal e se certifiquem de que estão imunes à caxumba.

Qualquer dúvida consulte-nos!

Bravacine-se!

Entenda a diferença entre a vacinas contra Gripe Trivalente e Quadrivalente
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VACINA CONTRA GRIPE

Posts relacionados