fbpx

Idosos devem ou não devem vacinar contra febre amarela?

aedes

Desde dezembro de 2016 vários estados do Brasil como Espirito Santo, Minas Gerais, Pará Rio de Janeiro e São Paulo, vem relatando um surto de febre amarela como há muitos anos não se tinha registro.

Até o dia 03/04, 574 casos  com 187 mortes foram  confirmadas por febre amarela, distribuídos em 101 municípios. A expansão da transmissão da área de febre amarela para estados como Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro levou o Ministério da Saúde a recomendar  a expansão da vacinação de toda a população residente nestes estados.

Uma das preocupações também é a ocorrência da transmissão do vírus da febre amarela para zonas urbanas onde o vetor é o Aedes aegypti, mosquito que infesta grande parte dos municípios brasileiros
e mudanças no ecossistema poderiam levar a um surto de muito maiores proporções dada a grande densidade populacional de .

Vacinação

É a medida mais importante contra a transmissão da febre amarela.

A vacina contra febre amarela é segura e proporciona proteção contra a doença em 80 a 100% dos vacinados dentro de 10 dias e 99% após 30 dias. O Ministério da Saúde recomenda duas doses e não há mais necessidade de vacinação a cada 10 anos.

Eventos adversos são extremamente raros.

Contraindicações:

As vacinas são contraindicadas em:
– Pessoas com doença febril em atividade com comprometimento do estado geral;
-Pessoas com histórico de alergia a ovo;

– gestantes exceto numa situação de emergência com recomendações explicitas pelas autoridades de saúde;

– Pessoas gravemente imunocomprometidas (e.g., câncer, leucemia, AIDS, etc.) ou  por uso de medicamentos imunossupressores;
– crianças menores de 6 meses;

– pessoas de qualquer idade que tenham doença do timo.

Precauções
– A vacina de febre amarela não é contraindicada para maiores de 60 anos, No entanto devido a um aumento do risco de evento adverso grave ocorrer em maiores de 60 anos que tomam a vacina de febre amarela pela primeira vez  e não em doses subsequentes,  o medico deve avaliar a presença de contraindicações. Na ausência destas está recomendada a vacinação para idosos que moram ou se deslocam para áreas de risco.

Dra Silvana Gazola Santucci

CRM SC 9377

Responsável Tecnica Bravacinas

Surto de Febre Amarela no Brasil alerta para a necessidade de vacinação
Mudanças na bula da vacina contra dengue (Denguevaxia)

Posts relacionados