fbpx

Blumenau registra primeiro caso de morte por gripe A de SC em 2014

Blumenau no Vale do Itajaí, registrou a primeira morte decorrente da gripe A em Santa Catarina deste ano. A vítima foi uma mulher de 58 anos que não se vacinou, apesar de ter doença crônica. Um homem de 47 anos está internado com a enfermidade e há dois casos suspeitos.

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau confirmou o óbito. A gerente da entidade, Ivonete dos Santos, informou que a mulher foi internada no dia 1º de julho, quando foi coletado o material para realizar o exame. A paciente morreu no dia 3 e o resultado saiu em 7 de julho.

Ela estava com o vírus H3N2 e morreu de complicações da doença. Segundo a gerente, a mulher tinha o direito de tomar a vacina contra a gripe gratuitamente, já que tinha doença pulmonar crônica, mas não se imunizou.

Outros casos
Em Blumenau, o caso de um homem de 47 anos foi confirmado. Ele está com o vírus H1N1 e o tratamento é realizado no Hospital Santa Isabel. Ele saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e está em um quarto. Segundo a gerente, ele se recupera bem e deve ter alta em duas semanas.

Outros dois casos estão sendo examinados, de duas mulheres, sendo uma de 59 anos e outra de 58. Nem elas nem o homem de 47 anos haviam tomado a vacina, já que não se encaixavam em nenhum público-alvo. A gerente acredita que o resultado dos exames das duas mulheres deva ficar pronto nesta sexta (11).

Informe da Vigilância Epidemiólogica
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o informe da Diretoria de Vigilância Epidemiólogica (Dive) sobre os casos de Influenza de Santa Catarina sai todas as segundas. Pelo relatório mais recente, foram confirmados 40 casos de gripe por Influenza neste ano. Dentre eles, 32 foram causados pelo vírus Influenza A(H3N2), quatro pelo Influenza A (H1N1), um pelo Influenza B e três pelo Influenza A (não subtipado).

Saúde alerta para a vacinação contra febre amarela
Vacina anti-HPV protege também os meninos; algumas cidades brasileiras já imunizam os garotos

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.