fbpx

COQUELUCHE: TOSSE COMPRIDA. SAIBA MAIS.

A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa aguda das vias respiratórias, altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis.

A doença afeta anualmente de 20 a 40 milhões de pessoas e 200 a 400 mil destas morrem em decorrência dela.

A transmissão da bactéria causadora da coqueluche acontece por meio da tosse e espirros e os adolescentes e adultos são o maior reservatório dela. Porém, o maior impacto da doença acontece em crianças, principalmente em lactentes jovens, que ainda não possuem imunidade vacinal.

Podem ocorrer complicações graves, inclusive morte. Dentre as complicações estão pneumonia, infecções de ouvido, convulsão, etc.

Estudos demonstram que 70% dos lactentes adquirem coqueluche de familiares mais próximos. Por este motivo se recomenda a estratégia “cocoon”, que consiste na vacinação de todas as pessoas que tenham contato próximo com o lactentes (pais, avós, irmãos, babás, etc).

A principal forma de prevenção contra a coqueluche é a vacinação. Já existe no Brasil há anos uma vacina licenciada para uso em adolescentes e adultos, mas ainda assim a vacina é subutilizada.

Converse com seu médico e Bravacine-se!

Saúde do Viajante: consulta médica e vacinas
HEPATITES VIRAIS: é hora de se prevenir

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.