fbpx
Sem categoria

Homem, você sabe quais vacinas precisa tomar?

Neste Dia Internacional do Homem, confira se a sua carteira de de vacinação está em dia!

A prevenção em saúde é o melhor caminho. Mas, por uma questão cultural, os homens ainda se cuidam muito menos do que as mulheres. Segundo informações do Instituto Lado a Lado pela Vida, cerca de 40% dos homens até 39 anos só vão ao médico quando se sentem mal. Essa tendência diminui para 20% quando são homens com mais de 40 anos.

Como consequência, homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência de certas doenças. Neste Dia Internacional do Homem, convidamos você a vencer essa velha história e agir proativamente em relação à sua saúde!

Cuidados para a saúde do homem

Além de cultivar bons hábitos e aumentar a frequência das consultas médicas preventivas, outra indicação é a imunização com algumas vacinas recomendadas para homens adultos.

É isso mesmo: existe um calendário de vacinação específico para os homens pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais.

Então não vale tomar as vacinas obrigatórias da infância e deixar a caderneta de vacinação de lembrança na casa da mãe. É preciso fazer dela uma companheira constante.

Para ajudar, elencamos as principais vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para homens de 20 a 59 anos:

  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • Hepatites A, B ou A e B
  • HPV
  • Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP
  • Varicela (catapora)
  • Influenza (gripe)
  • Meningocócicas conjugadas ACWY/C
  • Meningocócica B
  • Febre amarela
  • Pneumocócicas
  • Herpes zoster
  • Dengue

E as suas vacinas, estão todas em dia?

Os benefícios da vacina HPV para os homens

Geralmente HPV é uma sigla que as mulheres conhecem cedo, logo nas primeiras consultas ginecológicas. Isso porque o rastreamento do Papiloma Vírus (HPV) é feito em seus exames de rotina, como o Papanicolau.

Mas o HPV é um vírus que causa muitos problemas para os homens e, em diversas vezes, sem sintomas aparentes. Nos casos mais graves, pode ocasionar câncer na boca, garganta e região anal.

A vacinação é a única ferramenta de fato eficaz contra o HPV (mesmo que o uso de preservativos colabore muito para evitar a contaminação).

Por isso, é mais que necessário falar sobre a vacinação contra o HPV para os homens. Ela pode ser realizada na infância e na adolescência, mas também na idade adulta – e para quem já apresentou algum tipo do vírus.

Qual a vacina contra o HPV indicada para homens?

  • A vacina quadrivalente é indicada para homens entre os 9 e os 45 anos, com proteção para 4 tipos do vírus (6, 11, 16 e 18).

E, você, já tomou vacina contra o HPV? Ainda não?
Então, não perca mais tempo. Converse com a nossa equipe que pessoas técnicas estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Homem que zela a própria saúde, preserva seu patrimônio mais precioso. Demonstre essa bravura, por você e por quem você ama. Cuide-se.

Feliz Dia do Homem de toda a equipe Bravacinas!

Quais vacinas as crianças precisam tomar?
Principais dúvidas sobre a vacinação dos bebês

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.