Neste Dia Internacional do Homem, confira se a sua carteira de de vacinação está em dia!
A prevenção em saúde é o melhor caminho. Mas, por uma questão cultural, os homens ainda se cuidam muito menos do que as mulheres. Segundo informações do Instituto Lado a Lado pela Vida, cerca de 40% dos homens até 39 anos só vão ao médico quando se sentem mal. Essa tendência diminui para 20% quando são homens com mais de 40 anos.
Como consequência, homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que mulheres e apresentam maior incidência de certas doenças. Neste Dia Internacional do Homem, convidamos você a vencer essa velha história e agir proativamente em relação à sua saúde!
Cuidados para a saúde do homem
Além de cultivar bons hábitos e aumentar a frequência das consultas médicas preventivas, outra indicação é a imunização com algumas vacinas recomendadas para homens adultos.
É isso mesmo: existe um calendário de vacinação específico para os homens pelos órgãos de saúde nacionais e internacionais.
Então não vale tomar as vacinas obrigatórias da infância e deixar a caderneta de vacinação de lembrança na casa da mãe. É preciso fazer dela uma companheira constante.
Para ajudar, elencamos as principais vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para homens de 20 a 59 anos:
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Hepatites A, B ou A e B
- HPV
- Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP
- Varicela (catapora)
- Influenza (gripe)
- Meningocócicas conjugadas ACWY/C
- Meningocócica B
- Febre amarela
- Pneumocócicas
- Herpes zoster
- Dengue
E as suas vacinas, estão todas em dia?
Os benefícios da vacina HPV para os homens
Geralmente HPV é uma sigla que as mulheres conhecem cedo, logo nas primeiras consultas ginecológicas. Isso porque o rastreamento do Papiloma Vírus (HPV) é feito em seus exames de rotina, como o Papanicolau.
Mas o HPV é um vírus que causa muitos problemas para os homens e, em diversas vezes, sem sintomas aparentes. Nos casos mais graves, pode ocasionar câncer na boca, garganta e região anal.
A vacinação é a única ferramenta de fato eficaz contra o HPV (mesmo que o uso de preservativos colabore muito para evitar a contaminação).
Por isso, é mais que necessário falar sobre a vacinação contra o HPV para os homens. Ela pode ser realizada na infância e na adolescência, mas também na idade adulta – e para quem já apresentou algum tipo do vírus.
Qual a vacina contra o HPV indicada para homens?
- A vacina quadrivalente é indicada para homens entre os 9 e os 45 anos, com proteção para 4 tipos do vírus (6, 11, 16 e 18).
E, você, já tomou vacina contra o HPV? Ainda não?
Então, não perca mais tempo. Converse com a nossa equipe que pessoas técnicas estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas.
Homem que zela a própria saúde, preserva seu patrimônio mais precioso. Demonstre essa bravura, por você e por quem você ama. Cuide-se.
Feliz Dia do Homem de toda a equipe Bravacinas!