fbpx

Itajaí confirma o primeiro caso de Gripe A em 2014

Foi confirmado na manhã desta quarta-feira o primeiro caso de gripe A do ano em Itajaí. O paciente, um menino de dois anos, ficou internado durante o mês de abril no Hospital Pequeno Anjo com quadro clínico que indicava a infecção.

Neste período, ele iniciou o tratamento com Tamiflu e foram coletadas amostras de secreções para análise em Florianópolis. A infecção pelo vírus influenza A de subtipo H3 foi confirmada dias após o envio, quando o tratamento estava praticamente concluído.

— A condução do caso pelos profissionais do hospital Pequeno Anjo obedeceu criteriosamente o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, iniciando o tratamento antes mesmo da confirmação. Por isso, a criança já está em casa, com quadro estável — afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Rachel Marchetti.

A diretora também ressalta a importância da vacinação contra a Gripe A, que previne a contaminação pelo influenza A e outros vírus causadores da gripe sazonal (comum).

— Tivemos a confirmação que a criança não estava imunizada contra a gripe, então reforço mais uma vez a importância de buscar a vacina na unidade de saúde mais próxima. O prazo foi prorrogado e encerra no dia 30 de maio — explica.

Em 2013, Itajaí registrou 13 casos de gripe A, sendo cinco pelo vírus Influenza H3N2, quatro pelo subtipo H1N1, um não especificado e três por influenza B. Para prevenir a doença lave as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar, evite ambientes sem ventilação, tenha cuidados de higiene geral, além de boa alimentação e bons hábitos de vida.

Itajaí registra primeiro caso de Influenza A
Órgãos de saúde divulgam listas de recomendações para turistas durante a Copa do Mundo

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.