fbpx

Itajaí registra primeiro caso de Influenza A

Menino tem dois anos de idade e não tomou a vacina contra a gripe

Foi confirmado na manhã desta quarta-feira (14) o primeiro caso de Influenza A no município em 2014. O paciente esteve internado durante o mês de abril no Hospital Pequeno Anjo com quadro clínico que indicava a infecção.

Neste período, foi iniciado tratamento com tamiflu e coletadas amostras de secreções nasofaríngeas para análise no Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis. A infecção pelo vírus Influenza A de subtipo H3 foi confirmada dias após o envio quando o tratamento estava praticamente concluído.

“A condução do caso pelos profissionais do hospital Pequeno Anjo obedeceu criteriosamente o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, iniciando o tratamento antes mesmo da confirmação e é por isso que a criança já está em casa, com quadro estável”, afirma a diretora de Vigilância Epidemiológica, Rachel Marchetti.

Importante ressaltar que a vacina utilizada na campanha de vacinação contra a gripe deste ano tem o componente para prevenção da Influenza A associado a outros vírus causadores de gripe sazonal (comum).

“Tivemos a confirmação que a criança não está imunizada contra a gripe, então reforço mais uma vez a importância de buscar a vacina na unidade de saúde mais próxima. O prazo foi prorrogado e encerra no dia 30 de maio”, explica.

As formas de prevenção contra a gripe são: lavar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar, evitar ambientes sem ventilação, cuidados de higiene geral, além de boa alimentação e bons hábitos de vida. Em 2013, Itajaí registrou 13 casos de influenza, sendo cinco pelo vírus H3N2, quatro pelo vírus H1N1, um não especificado e três por influenza B.

——————————–

Informações adicionais:

Rachel Marchetti – Diretora de Vigilância Epidemiológica

Telefone: (47) 9987-9561

Tire suas dúvidas sobre Herpes-zóster
Itajaí confirma o primeiro caso de Gripe A em 2014

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.