fbpx

Médico alerta sobre diversidade de vírus que atacam a gripe especialmente no inverno

O atual período de inverno, com temperaturas mais baixas e umidade, traz preocupação em relação a doenças respiratórias. Ao falar hoje, 25, na Rádio Progresso, o médico pneumologista, Carlos Henrique François, pediu que as pessoas mantenham ambientes de casa e do trabalho arejados, para evitar propagação de vírus.

O ambiente escolar também é outra situação ressaltada pelo médico, visto que há grande número de pessoas num só local. Resfriados, gripes e faringites são problemas respiratórios mais comuns no inverno. Carlos Henrique François explicou que a vacina contra a gripe, que recentemente foi disponibilizada na rede pública de saúde e também oferecida por clinicas privadas, previne contra a influenza e gripes mais fortes.

No entanto, existem mais de 50 tipos de vírus que comprometem o sistema respiratório. Por isso, mesmo pessoas que tenham se vacinado, podem ter resfriados. O pneumologista observou que a vacina contra a gripe previne 90 por cento contra o problema, porém não na totalidade.

Sobre automedicação, o medico François destacou que em casos mais simples, como resfriados leves que duram entre dois e três dias, não é errado totalmente procurar orientações em farmácias para busca de medicamentos. Porém, problemas que persistem por mais de uma semana, com tosse, secreção, febre e falta de ar, exigem atendimento médico. Existem três grupos que precisam de atenção em casos de doenças respiratórias, ou seja, doentes crônicos, idosos e crianças.

Vírus da poliomielite no Brasil
Saiba tudo sobre Hepatite B

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.