fbpx
Sem categoria

Meningite em Santa Catarina: Saiba mais sobre essa doença no Estado

Das doenças que podemos proteger por vacinas, as causadas pela Neisseria meningitidis, (meningococo) bactéria mais conhecida como causadora de meningites e infecções generalizadas são as menos comuns. No entanto nos impressiona o elevado número de óbitos e complicações, a evolução rápida para uma forma clinica rápida (em torno de algumas horas) e sua capacidade de provocar casos secundários (surto) num território especifico, geralmente dentro de um município.

Existem 12 sorogrupos de meningococo causadora de doença em humanos, mas 6 (A, B, C, W, X e Y) causam epidemias e existe uma variação regional entre os sorogrupos como observado na distribuição do mapa abaixo:

vacina da meningite

As crianças menores de um ano, escolares e adolescentes são os mais afetados, mas qualquer um pode adoecer.

E em Santa Catarina, qual é a situação?

Distribuição dos casos de doença meningocócica por sorogrupo em Santa Catarina de 2006 a 2019.
vacinas

No gráfico acima observamos ao longo dos anos um aumento e predomínio do sorogrupo C e W e diminuição do sorogrupo B.

Em 2019 houveram 50 casos de doença meningocócica registradas em Santa Catarina e se observarmos no gráfico a distribuição dos casos por faixas de idade, percebemos que em menores de 5 anos, verificamos a presença predominante do grupo B e W  e diminuição do grupo C provavelmente graças à vacinação contra este sorogrupo disponível nas Unidades Básicas de saúde. O sorogrupo C predominou entre 5 a 59 anos de idade.

Distribuição dos sorogrupos dos casos de doença meningocócica em Santa Catarina por faixa etária no ano de 2019

meninigite

Houve em 2019 13 óbitos por doença meningocócica em Santa Catarina, sendo que 4 casos ocorreram em nossa região envolvendo os municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

Estas informações nos ajudam a entender um pouquinho o cenário da doença em nosso estado e a importância da vacinação como forma de proteger esta doença que além de mortes pode provocar sequelas para toda vida.

Em meio à pandemia, sarampo e febre amarela avançam no Brasil
Quais vacinas as crianças precisam tomar?

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.