Nova vacina recentemente introduzida no Brasil traz a proteção contra quatro dos cinco principais sorotipos de menigococos que causam a Meningite a partir de 01 ano de vida.
A Meningite é uma infecção aguda das meninges, que são as membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinhal. Estima-se que até 15% da população mundial possa ser portadora e transmissora da doença, mesmo sem apresentar sintomas da doença.
Pode ser causada por infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária, porém a Meningite Bacteriana é a mais grave e que pode levar a sequelas neurológicas e a óbito.
As principais bactérias causadoras são: Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae b e Streptococcus pneumoniae.
A prevenção contra Haemophilus influenzae b é feita na infância com a vacinação de rotina da Hexavalente e Pentavalente. Contra o Streptococcus pneumoniae a prevenção é feita por meio da vacinação contra Pneumonia.
Há maior prevalência de casos causados pela Neisseria meningitidis, que possui 5 sorogrupos, sendo eles: A, B, C, W-135, X e Y. A prevenção é realizada por meio da vacinação contra Meningite.
Há no Brasil duas vacinas disponíveis:
– Vacina Meningócica C, que previne somente contra o sorogrupo C;
– Vacina Meningocócica ACWY, que previne contra os sorogrupos A, C, W-135 e Y.
Importante ressaltar que a maioria de casos de Meningite Bacteriana registrados no Brasil são causados pelo sorogrupo C. Todavia, a vacinação está indicada a partir de 01 ano de idade como dose de reforço.
Também é indicada a vacinação de viajantes, uma vez que a prevalência de sorogrupos é diferente em cada país (vide tabela).
A forma de transmissão de doença é por meio de contato direto, via respiratória, compartilhamento de objetos ou aglomerações.
Os principais sintomas são: rigidez na nuca, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça, vômito, erupção cutânea e convulsões.
Em caso de suspeita da doença é fundamental procurar um médico para um diagnóstico precoce e início de tratamento adequado.
Converse com o seu médico sobre a vacinação contra a Meningite e lembre-se: vacinar é proteger a vida!