fbpx
Sem categoria

Nova Vacina Previne Meningite A Partir De Um Ano De Vida!

Nova vacina recentemente introduzida no Brasil traz a proteção contra quatro dos cinco principais sorotipos de menigococos que causam a Meningite a partir de 01 ano de vida.

A Meningite é uma infecção aguda das meninges, que são as membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinhal. Estima-se que até 15% da população mundial possa ser portadora e transmissora da doença, mesmo sem apresentar sintomas da doença.

Pode ser causada por infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária, porém a Meningite Bacteriana é a mais grave e que pode levar a sequelas neurológicas e a óbito.

As principais bactérias causadoras são: Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae b e Streptococcus pneumoniae.

A prevenção contra Haemophilus influenzae b é feita na infância com a vacinação de rotina da Hexavalente e Pentavalente. Contra o Streptococcus pneumoniae a prevenção é feita por meio da vacinação contra Pneumonia.

Há maior prevalência de casos causados pela Neisseria meningitidis, que possui 5 sorogrupos, sendo eles: A, B, C, W-135, X e Y. A prevenção é realizada por meio da vacinação contra Meningite.

Há no Brasil duas vacinas disponíveis:

– Vacina Meningócica C, que previne somente contra o sorogrupo C;

– Vacina Meningocócica ACWY, que previne contra os sorogrupos A, C, W-135 e Y.

Importante ressaltar que a maioria de casos de Meningite Bacteriana registrados no Brasil são causados pelo sorogrupo C. Todavia, a vacinação está indicada a partir de 01 ano de idade como dose de reforço.

Também é indicada a vacinação de viajantes, uma vez que a prevalência de sorogrupos é diferente em cada país (vide tabela).

A forma de transmissão de doença é por meio de contato direto, via respiratória, compartilhamento de objetos ou aglomerações.

Os principais sintomas são: rigidez na nuca, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça, vômito, erupção cutânea e convulsões.

Em caso de suspeita da doença é fundamental procurar um médico para um diagnóstico precoce e início de tratamento adequado.

Converse com o seu médico sobre a vacinação contra a Meningite e lembre-se: vacinar é proteger a vida!

 

 

 

 

Quais cuidados com sua saúde antes de viajar?
Volta Às Aulas: Cuidados Além Do Material Escolar

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.