fbpx
Sem categoria

Vacinas contra meningites: entenda porque é importante ampliar a sua cobertura vacinal

Existem três tipos de vacinas no Brasil, que protegem contra os tipos mais recorrentes da bactéria Neisseria meningitidis – A, B, C, W e Y

As meningites e infecções generalizadas são duas doenças meningocócicas infecciosas graves, ou seja, possuem elevado risco de morte em poucas horas, além de deixar sequelas no cérebro, perda auditiva ou deficiência nos sobreviventes. As doenças, causadas pela bactéria Neisseria meningitidis podem atingir as pessoas em qualquer fase da vida e as vacinas são a maneira mais eficaz de evitar o contágio. Com os  imunizantes disponíveis no Brasil, obtêm-se proteção contra os tipos A, B, C, W e Y. Entenda porque é importante ampliar a sua cobertura vacinal.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) oferece, nas salas de vacinação, as vacinas Meningocócica C  e Meningocócica ACWY. Apesar de ser recomendada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Meningocócica B não consta no PNI, sendo disponibilizada somente em clínicas privadas de imunização humana. A equipe de Enfermagem da Bravacinas explica que as vacinas contra a Meningite dos tipos B e ACWY, na rede privada,  se tomadas simultaneamente, ampliam a proteção das pessoas, especialmente porque o esquema vacinal  inicia já aos três meses de idade,  garantindo a proteção dos bebês. 

O esquema, tanto da vacina Meningo B, quanto da Meningo C ou Meningo ACWY,  prevê duas doses (aos 3 e 5 meses) e um reforço entre os 12 e 15 meses de vida. A partir daí, a criança fica imunizada para as doenças meningocócicas bacterianas. Se a primeira dose da Meningo B ocorrer após o segundo ano de vida, a imunização será feita apenas com duas  doses, sem a necessidade de reforço. A SBIm recomenda a Meningo B para pessoas de até 50 anos de idade, em especial aquelas com risco aumentado para a doença, como portadores de HIV.  

Já a vacina Meningo ACWY pode ser administrada a partir do terceiro mês de vida, em substituição ou complementação à Meningo C, e está recomendada para crianças, adolescentes e adultos como vacinas de rotina pelas sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm). No PNI, ela é oferecida para crianças entre 11 e 12 anos. As demais faixas etárias, com dose única a partir dos 02 anos, encontram o imunizante somente na rede privada. 

Propagação da doença 

A doença pode ser transmitida por gotículas de uma pessoa contaminada (mesmo que esteja assintomática), por meio de beijos, tosse ou espirros. Bebês, crianças e jovens são os públicos mais afetados. Manter os ambientes ventilados e limpos são medidas importantes para minimizar o contágio da doença.

Com a chegada do inverno, aumenta também o risco de contágio das meningites, pois as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas e diminuir a circulação e renovação do ar nos ambientes por causa do ar frio. 

Sequelas da meningite

Aproximadamente 1 em cada 5 sobreviventes das doenças meningocócicas fica com sequelas, que vão de cicatrizes na pele a situações mais graves como amputações, cegueira e surdez. Convulsões e danos neurológicos permanentes. 

O risco de morte é outra realidade. Cerca de 20% dos pacientes acabam morrendo no Brasil. Em todo o mundo, são aproximadamente 250 mil mortes por ano, além do risco de epidemias de rápida propagação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) almeja, até o ano de 2030:

– eliminar epidemias de meningite bacteriana (a forma mais letal);

– reduzir o número de mortes em 70%;

– reduzir pela metade a incidência da doença.

O alcance de alta cobertura vacinal encabeça a lista de ações prioritárias, entre outras estratégias, pois comprovadamente a vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença.

Bravacinas apoia a vacinação

Você pode contar com a Bravacinas para ampliar a cobertura vacinal contra a meningite. Leve a sua caderneta de vacinação até uma das nossas clínicas referência, em Itajaí ou Balneário Camboriú, para conferir se os esquemas estão em dia ou se falta alguma dose. Aproveite que a Vacina Meningocócica ACWY está com preço diferenciado e condições de pagamento acessíveis. Não perca tempo e aproveite a oportunidade. 

Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp 47 3344 0082 para garantir a sua proteção. O atendimento domiciliar da Bravacinas leva proteção até a sua casa em mais de 20 municípios do Vale do Itajaí.

Você sabia que verrugas e câncer do colo de útero têm algo em comum?
Baixa procura por vacinas ameaça a saúde coletiva

Posts relacionados