fbpx

O Que É Herpes Zóster? Como se Prevenir?

O Hérpes Zóster é uma infecção que viral que provoca vesículas (bolhas) avermelhadas na pele. É também conhecido como cobreiro ou cobrão.

O agente causador do Herpes Zoster é o vírus varicela-zoster, o mesmo vírus causador da catapora (varicela).

Qualquer pessoa que tenha tido catapora na vida pode desenvolver o zoster. Depois que a pessoa tem catapora, o vírus varicela-zoster continua no organismo em estado dormente (inativo) em alguns nervos do corpo. Mais tarde na vida, principalmente após os 50 anos de idade, quando a eficiência da imunidade celular diminui, o vírus pode reativar causando a doença chamada de Herpes Zóster.

Estima-se que 1 em cada 3 indivíduos desenvolverá herpes-zóster durante sua vida.

O Herpes Zoster é caracterizado por muita dor na sua fase aguda, quando aparecem as vesículas na pele. Depois desta fase, as lesões na pele desaparecem, porém algumas pessoas sentem dores muito acentuados nos nervos da região afetada, que é a neuropatia pós-herpética.

Em alguns casos, a doença pode ser manifestar no rosto e está pode gerar complicações sérias nos olhos, podendo causar inclusive perda de visão e AVC.

Além dos impactos no organismo, a doença possui forte impacto na qualidade de vida e nas relações sociais de quem a contrai.

A única forma de prevenção contra Herpes Zóster é a vacinação. Já está disponível no Brasil a vacina Zostavax, que há uma década vem sendo utilizada em outros países, e pode ser administrada em pessoas maiores de 60 anos.

Conforme o relatório de saúde da Organização Mundial de Saúde, “apesar dos benefícios indiscutíveis das vacinas e recomendações claras, a vacinação contra várias doenças é subutilizada na população adulta em vários países.”

Faça O Teste Do Pezinho Com A Bravacinas
Vacinas para Empresas: Programa de Vacinação Ocupacional

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.