O sucesso das vacinas já é evidente: erradição de varíola, a caminho de erradicação de poliomielite, possibilidade de erradicação de hepatite B e sarampo, prevenção de câncer e verruga genital causadas por HPV, dentre muitos outros resultados já obtidos pelas vacinas.
Contudo, as vacinas ainda são subutilizadas em todo o mundo. Milhões de mortes, internações, faltas no trabalho, dias sem poder ir para a escola, compromissos que não puderam ser atendidos, faltas em eventos, viagens perdidas que podem ser evitadas todos os anos com um simples ato de vacinar.
O desafio é de todos nós: profissionais de saúde que orientam sobre prevenção em saúde, pais, professores, e também pessoas jurídicas.
Hoje todas as empresas no Brasil precisam elaborar anualmente dois programas: PPRA – Programa de Riscos Ambientais e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Estes dois programas visam cuidar da saúde do trabalhador, identificando riscos para eliminá-los ou minimizá-los e promovendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças decorrente dos riscos identificados.
A partir dos dois programas, cada empresa deveria elaborar um PVO – Programa de Vacinação Ocupacional, com o objetivo de eliminar os riscos de infecções que sejam preveníveis por vacinas.
E não são só empresas grandes ou empresas que trabalham com atividades de risco que deveriam elaborar o PVO. Recomenda-se que qualquer pessoa, independentemente da atividade que exerça deve ter sua carteirinha de vacinação em dia:
– Triviral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
– DTPa (difteria, tétano e coqueluche)
– Hepatites A e B
De acordo com sexo, idade e situação epidemiológica poderão ser indicadas as vacinas: HPV, Meningites ACWY e B, Varicela, Hérpes Zóster, Pneumocócicas, Febre Amarela.
A partir do calendário básico, recomendações são feitas em razão de três situações:
- Risco do trabalhador adquirir uma infecção a partir do trabalho que exerça.
Por exemplo: Trabalhadores que viajam muito = Vacina Meningite ACWY, Influenza, etc.
Profissional do sexo = Vacinas HPV, Hepatite B, etc.
Trabalhador idoso = Vacinas Herpes Zóster, pneumonia, etc.
- Risco do próprio trabalhador causar uma infecção que pode causar risco para a clientela
Exemplo: Manipulador de alimentos = Vacinas Hepatite A
Profissional da saúde = Influenza
- Risco contra infecções não presentes no trabalho, mas que podem comprometer o desempenho no trabalho.
Exemplo: Profissional que trabalho em escritório = Vacina Influenza.
A implantação de um PVO traz resultados para a empresa e para o trabalhador. Para a empresa resulta em diminuição do impacto socioeconômico das doenças infecciosas. Para o trabalhador resulta em eliminação de episódios de sofrimento em decorrência de doenças infecciosas, eliminação de perda de anos de vida saudável e eliminação de mortes prematuras.
A Bravacinas pode ajudar a sua empresa a elaborar um PVO. Entre em contato com a gente e Bravacine-se!