fbpx

Pneumologista fala sobre as doenças frequentes no outono e inverno

Rinite, bronquite, asma, gripe e pneumonia são apenas algumas doenças que são mais frequentes durante o outono e o inverno. O pneumologista Rui Coelho, que atua na Baixada Santista, explica a diferença entre elas e como preveni-las.

Para Coelho, um pouco de atenção e bom senso faz com que algumas doenças possam ser evitadas. “As pessoas tem que se lembrar das roupas que estão no guarda-roupa desde a temporada passada, e começar a se preparar para o inverno que tem uma alta prevalência de doenças respiratórias”, explica. Confira algumas dicas e explicações do médico sobre essas doenças:

Cuidados

Segundo o médico, um dos primeiros cuidados básicos é lavar as mãos.”É um hábito muito simples, mas pouca gente tem. Principalmente pessoas que trabalham em creches, asilos, hospitais e que manuseiam alimentos”, diz. Outro item é evitar o contágio. No caso das crianças, as mães não devem levar para creches ou locais com grande número de pessoas porque isso pode propagar a doença. As pessoas também devem evitar locais fechados e tomar vacinas.

Gripe

Além de tomar cuidados básicos do dia a dia, ele diz que a vacina é uma das melhores formas de se prevenir da doença. “A prevenção através da vacina é fundamental”, conta o pneumologista. O médico falou sobre as pessoas que reclamam que tomaram vacina da gripe e ficaram doentes. “A vacina andou algum tempo ganhando uma fama meio ruim, diziam que as pessoas pegavam gripe com a vacina, mas isso não é verdade. O melhor método de se prevenir ainda é a vacina, e a gente aconselha que todo mundo que possa recorrer à vacina, assim o faça”, diz.

Ele acredita que no passado houve algum lote de vacina com problemas, e as pessoas começaram a desencadear algum tipo de manifestação pós-vacinal e isso ganhou fama. “As vacinas hoje são feitas de bacilos mortos, então é impossível você pegar gripe com a vacina. O que pode acontecer é você receber o vírus e ele já estar em período de encubação dentro do seu corpo;. Nesse ínterim você foi tomar a vacina e já estava desenvolvendo a doença. Por coincidência aconteceu uma gripe, mas é um caso ou outro”.

Ele diz que as crianças e os idosos são o grupo que tem o maior número de morte. Além disso, o médico explica que não podemos esquecer que temos um monte de pessoas que tem doenças crônicas, como tabagismo e diabetes. As pessoas que vivem em asilos, onde há uma contaminação intensa e a população carcerária também são motivo de preocupação.

Pneumonia

O pneumologista diz que é muito difícil para a população identificar quando a gripe passou a ser uma pneumonia. Muitas pessoas confundem a diferença entre resfriado, gripe e pneumonia. “O resfriado é uma coisa mais suave, uma doença que acaba em três ou dois dias e não há uma queda no estado geral. A gripe é um resfriado mais forte, o indivíduo fica mais prostrado e ela é um pouco mais demorada. A pneumonia acontece quando a gente começa a mudar a cor da secreção. Normalmente, a secreção do resfriado da gripe é uma secreção mais clarinha, branca. Quando a secreção começa a ficar amarela, que nós chamamos de purulenta, ou marrom, esverdeada aí está na hora de procurar um médico”, fala. O médico diz que uma tosse acima de três semanas já é preocupante.

Doenças respiratórias

O médico afirma que as pessoas que tem bronquite, rinite, asma, sinusite crônica realmente sofrem mais com a chegada do outono e do inverno. “Se nessa época, ela não está fazendo tratamento de prevenção, tem alguns remédios que a gente toma o ano todo para prevenir que essas doenças ocorram, ela já deveriam ir utilizando”. Além disso, ele diz que é preciso se prevenir dos fenômenos que desencadeiam esses tipos de doenças respiratórias como, por exemplo, o mofo e o ácaro, evitar peças que estão muito tempo guardadas. Ele aconselha a fazer a limpeza desses lugares no outono. Assim, quando chegar o inverno, os cobertores estarão limpos para serem usados.

Campanha de vacinação contra gripe vai imunizar 703,6 mil pessoas no AM
HPV, vacinas e meninas. E os meninos?

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.