fbpx

Postos de saúde de Santa Catarina se mobilizam para vacinar contra a gripe

Neste sábado das 8h às 17h, Santa Catarina está mobilizada para a vacinação contra três subtipos de vírus da gripe (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). São 1.100 postos de vacinação disponíveis em todo o Estado, montados nos centros de saúde. A meta é que seja vacinado pelo menos 80% do público alvo, ou seja, cerca de 1,4 milhão de pessoas até o dia 9 de maio.

Esta é a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e iniciou no dia 22 de abril. Estão no grupo de risco pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas; crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, mulheres que tenham tido filhos há menos de 45 dias; portadores de doenças crônicas com documento médico sobre a doença; presidiários e funcionários do sistema prisional.

Ao meio-dia deste sábado, o governo do Estado pretende divulgar a primeira parcial com o número de pessoas já vacinadas em Santa Catarina. Se encaixam 1,7 milhão de pessoas no grupo de alvo.

Além dos 64 postos de vacinação em Florianópolis, a prefeitura instalou um trailer da Secretaria Municipal de Saúde estacionado no Terminal de Integração do Centro (Ticen) para a realização do procedimento e para tirar dúvidas.

Em Joinville, Norte de SC, estarão em atendimento 53 unidades básicas de saúde e a central, na rua Abdon Batista (onde funcionava o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem). A meta da campanha é imunizar 131.089 moradores, 19.492 a mais do que no ano passado.

A gerente da unidade de Vigilância em Saúde de Joinville, Jeane Regina Vanzuiten Vieira, explica que neste ano não haverá postos volantes no dia de mobilização.

— Optamos por aplicar a vacina apenas nos postos porque nas unidades de saúde há condições de atualizar a carteira de vacinação da população que compõe os grupos de risco — justifica a gerente.

Em Blumenau, 59 postos estarão funcionando neste sábado

Neste sábado, 59 centros de saúde de Blumenau, no Vale do Itajaí, estarão disponíveis para a vacinação. A coordenadora do setor de vacinação da Secretaria de Saúde de Blumenau, Luiza Eliana Cure, pede que as pessoas apresentem o cartão de vacina, para que seja feito o acompanhamento das doses.

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, espera imunizar somente neste sábado metade do número de pessoas previsto na meta estipulada pelo Ministério da Saúde para todo o período.

O setor de imunização da Saúde do município espera um grande movimento nos postos neste sábado, assim como ocorreu durante esta semana. A campanha começou na terça-feira e houve fila em algumas unidades, especialmente no posto Central.

A ação é planejada por três esferas gestoras da saúde: o Sistema Único de Saúde (SUS), as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS).

Já estão em Santa Catarina 40% das doses, ou seja, cerca de 742 mil. Quem não estiver nos grupos de risco, poderá pagar pela vacina em clínicas particulares. A lista de locais onde é possível receber a dose está disponível no site: www.dive.sc.gov.br.

Campanha de vacinação e cuidados diários são armas para evitar a gripe
Procura pela vacina contra a gripe está abaixo do esperado em Itajaí

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.