fbpx

Saiba Como Se Prevenir Da Meningite

A Meningite é uma séria infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e é causada por vários tipos de bactérias meningocócicas. A mais importante delas é a Neisseria meningitidis, que é a principal causadora da doença no Brasil.

Cerca de 50% da população pode ser portador dessa bactéria em algum momento da vida. Apesar de a doença acometer todas as faixas etárias, aproximadamente 50% dos casos notificados no País ocorrem em crianças menores de 5 anos de idade, sendo que destes a maior parte ocorre no primeiro ano de vida. Observa-se também uma grande incidência da doença em adolescentes.

A doença meningocócica pode variar desde um quadro de febre transitória até doença fulminante, que pode levar a morte em poucas horas. A letalidade da doença no Brasil é alta, sendo que 20% das pessoas que contraem a doença morrem. Além disso, de 10 a 20% das pessoas que contraem a doença podem ter sequelas como amputações, perda de audição, dificuldade de aprendizado ou danos cerebrais.

A Neisseria meningitidis possui 12 sorogrupos, sendo que 6 deles são muito relevantes: A, B, C, Y, X, W-135. A predominância dos sorogrupos varia para cada país ou região. No Brasil há a predominância do sorocgrupo C, seguido pelo sorogrupo B.

A meningite precisa de tratamento médico hospitalar urgente e o diagnóstico precisa ser rápido. O tratamento é feito com antibióticos. Os sintomas da doença são comuns a outros tipos de enfermidades, o que pode levar o médico a fazer um diagnóstico errado. Os principais sintomas são: febre, vômitos, dor de cabeça, rigidez do pescoço, sensibilidade à luz, fadiga e no agravamento da doença podem ocorrer manchas vermelhas (que não desaparecem quando você pressiona um copo contra elas).

Existe forma de prevenção da doença por meio da vacinação. No Brasil existem as seguintes vacinas disponíveis:

Meningocócica C – previne contra o sorogrupo C. São recomendadas duas doses da vacina no primeiro ano devida, aos 3 e 5 meses, e depois doses de reforço que podem ser feitas (preferencialmente) com a vacina ACWY. A vacina ACWY foi recentemente liberada para uso a partir de 02 meses idade, portanto os pais podem optar por substituir a vacina MenC pela MenACWY.

Meningocócia ACWY – previne contra os sorogrupos A, C, W-135 e Y. É licenciada a partir de 02 meses de idade e seu uso é recomendado para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Meningcócica B – previne contra o sorogrupo B. Recentemente licenciada no Brasil, porém já utilizada amplamente em outros países como Reino Unido, Canada e Austrália, está liberada para uso a partir de 2 meses de idade. Para crianças menores de 1 ano são indicadas 3 doses da vacina e para crianças, adolescentes e adultos são indicadas 2 doses da vacina.

A doença meningocócica é muito séria mas pode ser evitada. A melhor forma de prevenção é a vacinação. Converse com o seu médico e Bravacine-se!

HEPATITES VIRAIS: é hora de se prevenir
Você está preparado para viajar?

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.