fbpx

Saiba quais vacinas tomar antes de viajar

Um dos itens mais importantes para verificar antes de viajar para o exterior, além do passaporte e do visto, por exemplo, é a carteira de vacinação. Turistas que vão para áreas endêmicas da febre amarela e febre tifoide, incluindo países da América Latina, África ou Ásia, devem se vacinar. A dose contra a febre amarela é a única obrigatória, mas ambas estão disponíveis nos postos de saúde, onde serão aplicadas e registradas no Cartão Nacional de Vacinação. Além disso, é importante ficar atento ao calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e manter seu cartão de vacinas atualizado. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece doses eficazes e gratuitas.

Para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), procure um dos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, levando o seu Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação original com foto. Outras vacinas poderão ser recomendadas como medida preventiva ao viajante que se desloca para áreas de risco. No mesmo centro, informe-se sobre a existência dessas indicações para o destino da sua viagem. Você também pode obter essas informações ligando para o Disque Saúde (0800-61-1997) ou consultando o consulado do país que pretende visitar.

Para um rápido atendimento nos Centros de Orientação ao Viajante, você pode se cadastrar antecipadamente no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras. Vale destacar também que as vacinas geralmente têm um período que varia entre 10 dias e 6 semanas para atingir a proteção esperada. Por isso, o Certificado Internacional só será válido para ingresso ao país estrangeiro após esse tempo.

Vacinas recomendáveis

Há vacinas que sempre serão recomendadas para praticamente todos os destinos, exceto: Norte América, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Europa Ocidental (salvo exceções ou outras indicações). Entre essas vacinas, estão as que previnem as seguintes enfermidades: hepatite A, hepatite B, febres tifóide, tripla viral e difteria-tétano. Por outro lado, as vacinas recomendadas que variam de acordo ao destino podem ser para prevenir meningite meningocócica A+C o A-C-Y-W135, poliomielite, encefalite japonesa, encefalite primavero-estival, febre amarela, cólera e raiva.

Gripe

Todos os viajantes que se dirigem para outros países no momento da epidemia anual da gripe, estão potencialmente expostos e são mecanismos de facilitação da circulação viral entre os países. Portanto, os turistas dos grupos de risco (definidos pela Vigilância Sanitária), terão que se vacinar contra gripe antes do embarque.

Se você quer viajar tranquilo, tome tanto as vacinas obrigatórias, como as recomendáveis e as sazonais. É sempre melhor prevenir do que remediar. Faça uma boa viagem!

Sete vacinas que os adultos precisam tomar
‘Muitas pessoas na África não acreditam que o ebola existe’, diz diretor do Médicos Sem Fronteiras

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.