fbpx
Sem categoria

Sarampo é eliminado das Américas

No dia 27/09 passado a Organização Pan-Americana de Saúde declarou o continente americano livre da circulação do vírus do sarampo.

Junto com varíola, poliomielite, rubéola e rubéola congênita estas doenças foram controladas graças a vacinação. As pessoas com mais de 50 anos geralmente tiveram sarampo mas nos últimos 20 anos a doença veio desaparecendo e os médicos mais jovens nunca viram um caso de sarampo.

O surto de sarampo que ocorreu em 2014-2015 envolvendo 916 pessoas com a morte de uma criança nos estados do Ceará e de Pernambuco, nos lembra que não podemos nos despreocupar com a doença. Isto por que casos de sarampo ocorrem em outras regiões do mundo e viajantes doentes poderão transmitir a doença para pessoas não imunes, especialmente crianças menores de um ano já que a vacina é oferecida dentro do Programa Nacional de Imunizações a partir de um ano de idade.

Pessoas imunocomprometidas, que não podem receber a vacina, ficam protegidas por que as outras pessoas que estão imunizadas (tem anticorpos específicos contra o vírus do sarampo) impedem a circulação do vírus.

Um em cada  1000 casos de sarampo desenvolvem encefalite aguda que frequentemente resulta em dano cerebral permante. Um ou dois de cada 1000 crianças que se tornaram infectados com sarampo morrem de complicações respiratórias e neurológicas. Panencefalite sub aguda esclerosante é rara mas uma doença degenerativa fatal do sistema nervoso central caracterizada por deterioração intelectual, comportamental e convulsões que se desenvolve 7 a 10 anos após sarampo.

È importante lembrar que sarampo não causa autismo. O vírus circula em vários países da Europa, Ásia, Pacífico e África. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada ano ocorrem 20 milhoes de casos com 146 mil mortes.

O viajante internacional deve estar imune, pois como a doença é transmitida pelo ar, as oportunidades de transmissão dos pacientes doentes para não imunes não devem ser subestimadas.

A Importância das Vacinas
DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA POLIOMIELITE

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.