fbpx

Vacinação contra o HPV começa na segunda-feira

A partir da segunda-feira, dia 10, começa a campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). A vacinação continua até 10 de abril e tem como público-alvo meninas entre 11 e 13 anos. A expectativa é vacinar 80% das garotas nessa faixa etária.

Em Jaraguá, a previsão é superar os 80%, chegando perto da totalidade de 3.327 adolescentes. Para isso, será feita uma parceria com as escolas, tanto da rede pública quanto da privada. Os postos de saúde que ficam nas proximidades de cada escola organizaram um cronograma de visitas, que ocorre ao longo do mês. Para informar os familiares, as escolas receberam materiais informativos sobre o HPV e a vacina.

Os postos de saúde com sala de vacina também terão as doses à disposição. Após o período da campanha, as doses entram na lista de vacinas de rotina da rede básica.

A vacina é preventiva, protegendo as mulheres contra quatro tipos de vírus. Cada mulher recebe três doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda doses; e de 60 meses entre a primeira e a terceira dose. O Ministério da Saúde optou por começar a vacinação na faixa de 11 a 13 anos, imunizando as garotas antes de sua entrada na vida sexual.

A vacina também está disponível na rede privada de saúde, porém tem alto custo. Cada uma das três doses custa, em média, R$ 350.

“Camisinha Não protege 100% contra HPV”, diz médica
Vacina contra o HPV é segura, diz pesquisador

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.