Quando falamos de vacinação humanizada, nos referimos a um conjunto de práticas pensadas para tornar o momento da vacina o mais tranquilo e acolhedor possível.
É normal ter medo de agulha e por mais que seja “só uma picadinha”, ninguém gosta de sentir dor. Se isso é comum até mesmo entre os adultos, você pode imaginar com as crianças, né? A vacinação humanizada é uma forma de facilitar esse momento, para que não se transforme num trauma.
Mas como isso funciona na prática?
Com as técnicas de humanização, principalmente para as crianças, buscamos:
- acolher,
- distrair,
- reduzir a dor e
- recompensar a bravura.
Para acolher, primeiro precisamos entender que cada criança é única, tem sua própria personalidade e interesses. E o acolhimento só existe se antes houver um olhar atento e afetuoso para a criança, respeitando sua individualidade.
• Ter uma decoração com cores e objetos interessantes também ajuda muito.
• A música é considerada por muitos especialistas como aliada terapêutica para as vacinações.
• Permitir que a criança entre na sala com brinquedos e bonecos do espaço kids ajuda a distrair e tirar o foco do momento.
• Livros, gibis, desenhos animados e jogos de videogame são outras das muitas alternativas de distração.
• Uma vacinadora atenta e empática também vai conseguir conversar com a criança sobre assuntos de seu interesse, tirando o foco da agulha.
• A criança enfrentou seu medo e tomou a vacina? Merece ser recompensada pela sua bravura! Aqui na Bravacinas temos sempre algum mimo no final, além, claro, do certificado de Bravura e a medalha de SUPER VALENTE (que até os adultos gostam de receber).
O presente não precisa ser grandioso. O que importa é a criança se sentir reconhecida e valorizada em sua coragem. Essa sensação vai agir sobre o sistema de recompensa do seu cérebro e, nas próximas vezes, a vacinação para ela será associada a se sentir especial no final.
Todas essas opções são alternativas lúdicas e válidas para acolher, aliviar a dor e deixar a criança mais valente para encarar as futuras vacinas.
Gostou de saber mais sobre a vacinação humanizada? Quer conferir de perto como ela acontece na prática?
Bravacine-se!