Apesar de parecerem inofensivos, os mosquitos são um dos animais mais perigosos do mundo. Temperaturas elevadas e aumento das chuvas aumentam a proliferação destes animais. Alguns tipos como o Aedes aegypti estão extremamente adaptados ao ambiente urbano e podem contribuir para o aparecimento de epidemias provocadas por vírus como Zika, dengue, chikungunya e até febre amarela.
Qualquer pessoa, independente da idade, está exposta as picadas desses insetos. Por isso, é tão importante saber como se proteger e evitar estas doenças.
Evitando as picadas
Existem diversas formas para evitar o contato com os mosquitos. A mais comum é o uso de repelentes. Apesar das muitas opções disponíveis, existem alguns casos, como crianças e gestantes, que merecem mais atenção.
- Crianças
O mais indicado para crianças (entre 6 meses e 2 anos), são os repelentes feitos à base de IR3535. Além desse, existem outros como DEET e Icaridina, que também podem ser usados. Não é recomendado o uso de repelentes para bebês com menos de 6 meses – apenas proteções como roupas de manga comprida.
- IR3535 | ação de até 4h | acima de 6 meses.
- DEET concentração 6% à 9% | ação de 2h | acima de 2anos.
- DEET concentração 14% | ação de até 6h | acima de 12 anos.
- Icaridina concentração 50% | ação de até 5h | acima de 12 anos.
- Icaridina concentração 25% (extreme) | ação de até 10h | acima de 10 anos.
- Icaridina concentração 25% (infantil) | ação de até 10h | acima 2 anos.
A concentração diz respeito a duração da proteção na pele, de quanto em quanto tempo ele precisa ser reaplicado. Muitas pessoas comparam a concentração do repelente com o fator do filtro solar, porém essa comparação é errônea. Se um produto tem uma concentração maior, não significa que ele seja melhor, apenas sugere uma frequência menor na aplicação.
Se o produto for usado junto com o protetor solar, os médicos indicam a aplicação do filtro solar antes do repelente, com um intervalo de 15 minutos. Não deixe que a criança aplique sozinha o produto, evite o contato com as mãos, olhos e a boca, afinal pode ser tóxico se ingerido.
- Gestantes
Ao contrário do que muita gente pensa, gestante precisa sim usar repelentes especialmente pela relação entre Zika vírus e as infecções no concepto. Elas devem ter um cuidado redobrado contra as picadas dos mosquitos. Mas é fundamental entender que tipo de produto pode ser usado durante a gestação.
Os repelentes mais indicados para as gestantes e que são encontrados no Brasil são: Icaridina, DEET e IR3535.
- Icaridina de 20% à 25% (Exposis) / ação até 10h.
- DEET a 15% | ação de 6 horas. É importante lembrar que as gestantes devem escolher os repelentes com DEET na versão para adultos (15%) e não a versão infantil (de 6 a 9%).
- O IR3535 | ação até 2 horas.
Usar roupas longas e leves ajudam a evitar o contato com os mosquitos, afinal sua pele não fica 100% exposta. Colocar telas nas janelas e na própria cama, também é uma forma de afastar estes insetos. O ar condicionado pode ser um aliado nos dias de calor e prevenir as picadas de mosquitos.
Habitats dos mosquitos
Os mosquitos vivem no mundo inteiro (exceto na Antártica), mas você tem um papel importante no seu controle. Evite acúmulo de água. A água contribui para o desenvolvimento do mosquito na sua fase de larva. Pneus, vasos, piscinas, calhas entupidas ou qualquer recipiente (lixo) que acumule água, facilitam a proliferação destes animais.
Os mosquitos são atraídos pelo calor, por isso use roupas leves e procure locais arejados. Fique atento, o cuidado é fundamental para se manter saudável. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco.