fbpx

Tudo que você precisa saber sobre a gripe

Bravacinas – Clínica de Vacinação explica o que é a doença, sua forma de transmissão, entre outros. Descubra também a importância da vacinação e quem pode e deve se proteger

A Influenza, conhecida como gripe, é a causa de surtos e pandemias desde os primórdios da humanidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que todos os anos são notificados cerca de 1 bilhão de casos da doença e cerca de 3 a 5 milhões são graves e entre 290 a 650 mil evoluem para óbito.

Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas. Por isso, a Bravacinas preparou este post para explorar as características da doença, evidenciando assim a importância da sua vacinação; afinal, prevenção é sempre a melhor escolha. Continue a leitura para mais informações!

O que causa a gripe?

A gripe é causada por diferentes tipos de vírus Influenza: A, B e C. Os tipos A e B são os mais nocivos e relevantes para os humanos, pois podem levar a internações, complicações e mortes. A influenza A é classificada em diversos subtipos, mas os responsáveis pela maioria dos casos são A (H1N1) e o A (H3N2). O influenza B possui duas linhagens: Victoria e Yamagata.

Como ela é transmitida?

A transmissão ocorre de duas maneiras. De forma direta, acontece por meio do contato com secreções eliminadas pelas vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar.  Além disso, é possível transmiti-la indiretamente, por meio de superfícies contaminadas ao encostar as mãos e levá-las à boca, nariz e olhos.

Quem tem risco de contrair gripe?

Todas as pessoas, independentemente da idade, são suscetíveis ao vírus. No entanto, alguns grupos têm maior risco e são mais propensos a desenvolver formas graves da enfermidade. São eles:

  • Crianças menores de 5 anos;
  • Gestantes e mães recentes (puérperas);
  • Pessoas acima de 60 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas como diabetes, doenças cardiorrespiratórias, imunossupressão, insuficiência renal, obesidade, entre outras.

E quais são os sintomas?

Os sintomas clínicos não são específicos sendo semelhantes aos causados por outros vírus respiratórios, porém, costumam ter maior intensidade e maior potencial de complicações. Entre eles estão ardor nos olhos; dores de cabeça, garganta e musculares; febre alta, acima de 38 graus; fraqueza (prostração); tosse seca e contínua.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Uma dúvida que sempre recebemos é sobre a diferença entre gripe e resfriado, afinal, ambos possuem sintomas parecidos. Mas saiba que é possível identificar os mais comuns.

A gripe é causada pelo vírus Influenza e costuma durar até 10 dias. A doença afeta os pulmões por completo, podendo evoluir inclusive para pneumonia. Por sua vez, os resfriados são causados pelo Rinovírus ou similares, o resfriado atinge as pessoas num período de até 4 dias. As complicações são normalmente na parte superior do sistema respiratório. É possível desenvolver, algumas vezes, para bronquite, otite e sinusite.

Na tabela abaixo, você pode conferir as diferenças de sintomas entre as duas doenças.

Como funciona a vacina da gripe e quem pode tomar?

A partir dos 6 meses de idade, todos podem tomar a vacina da gripe – a vacinação é ainda mais recomendada para os grupos de risco citados acima. De todo modo, a vacina atua na prevenção da gripe e é feita a partir das variantes mais comuns. Caso uma pessoa esteja vacinada para um tipo de variante mas se infecte com outra, a efetividade pode ser reduzida. Por esse motivo recomendamos a vacina quadrivalente, que oferece uma proteção mais ampla.

Os vírus que são usados na vacina não são ativos, ou seja, você não fica gripado ao tomar a vacina.

Em relação à vacina contra Covid-19, crianças de cinco a 11 anos precisam aguardar o intervalo de 15 dias para aplicação de qualquer outra vacina, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Para maiores de 12 anos, segue-se a recomendação da nota técnica do Ministério da Saúde, de setembro de 2021, que afirma que não há necessidade de aguardar um intervalo mínimo entre as vacinas do coronavírus e a da gripe ou de outras doenças. Quando há o contágio com o Coronavírus, é necessário aguardar 30 dias para tomar a vacina da gripe ou qualquer outro imunizante. Assim, considera-se o primeiro dia dos sintomas ou a data da realização do exame positivado.

Onde se vacinar contra a gripe?

Felizmente, a vacina da gripe de 2022 já está disponível na Bravacinas!

A vacina utilizada nas clínicas é a quadrivalente, que possui dois subtipos da Influenza A e dois subtipos da Influenza B. Esta imunização amplia a proteção, se comparada com a vacina trivalente, que é disponibilizada no sistema público de saúde. Ela é a maneira mais eficaz de prevenção da gripe e de complicações mais severas causadas pela doença, entre elas a pneumonia viral.

A nova vacina conta com a cepa da Influenza A – H3N2, responsável pela maioria dos casos de gripe do momento. Conhecida como Fluquadri Monodose, possui em sua composição as seguintes cepas: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09; A/Darwin/9/2021 (H3N2); B/Austria/1359417/2021 (Linhagem B/Victoria); B/Phuket/3073/2013 (Linhagem B/Yamagata). Saiba mais sobre a vacina disponibilizada na Bravacinas!

Além das nossas clínicas referências em Balneário Camboriú e Itajaí, caso você more na região da Foz do Rio Itajaí, realizamos o atendimento na sua casa sem custo adicional! Para saber mais e fazer o seu agendamento, acesse o portal Minha Bravacinas.

Vacinação contra a gripe em empresas

A Bravacinas também possui pacotes especiais para vacinações em empresas, que podem incluir os familiares dos trabalhadores também. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 10% e 20% da população é afetada pela influenza anualmente. Considerando que um trabalhador gripado se afasta do trabalho de 3 a 5 dias, e que o vírus pode se espalhar rapidamente, o reflexo na produtividade pode ser muito alto.

Entre os benefícios de investir na vacinação empresarial estão, além do espaço físico da empresa, manter a produtividade da equipe – que não terá a capacidade afetada por nenhuma doença – e evitar a propagação do vírus em massa dentro do ambiente. Aqui no nosso blog, há um material exclusivo sobre esse tema.

Para solicitar um orçamento, entre em contato conosco pelo WhatsApp. Proteja os seus funcionários e a sua produtividade dos perigos da gripe.

Contra a gripe: Bravacine-se!

FONTES

Bravacinas: 14 anos de cuidado e proteção à população catarinense
Vacinação empresarial garante a segurança e saúde do trabalhador

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.