fbpx
Sem categoria

Vacina dTpa: tudo o que você precisa saber

 A vacina dTpa  protege contra difteria, tétano e coqueluche. Ela é recomendada para as crianças a partir dos 3 anos, além de gestantes, adolescentes, adultos e reforço nos idosos

Adulto, você está protegido com a vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa)? Com aplicação intramuscular, esta vacina protege contra três doenças infecciosas causadas por bactérias – difteria, tétano e coqueluche. E, num país que apresenta queda da cobertura vacinal contra muitas doenças que não existiam mais, estar em dia com o esquema vacinal é muito importante.

Pensando nisso, a Bravacinas – Clínica de Vacinação preparou este post para elencar informações sobre a vacina. Continue a leitura para mais informações!

Composição

A vacina dTpa é feita com toxinas inativadas das bactérias que causam difteria e tétano, bem como partículas também inativadas da bactéria que resulta na coqueluche, a Bordetella pertussis. A pessoa vacinada não corre nenhum risco de infecção com as doenças. O imunizante ainda conta com outros componentes: sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água.

Para quem é indicada

Além das crianças a partir dos 3 anos de idade, a vacina dTpa é recomendada para gestantes a partir da 20ª semana, adolescentes e adultos.  O imunizante também é indicado para reforços em idosos e para todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde. Ou seja, essa é uma vacina que contempla desde um bebê prematuro até a melhor idade.

Pessoas com alergia grave a qualquer componente da vacina ou que tiveram hipersensibilidade grave após alguma dose não podem se vacinar.

Cuidados para a vacinação

Apesar de não existirem cuidados específicos, a vacinação deve ser adiada em caso de doença com febre alta. Pessoas com doenças com risco de sangramento podem receber o imunizante via subcutânea.

Após a aplicação, caso a pessoa sinta dor local, a orientação é utilizar compressas frias e remédio para dor, sob prescrição médica. Quaisquer outras reações mais severas, que perdurem por 72 horas, devem ser investigadas por profissional de saúde. 

Você sabia?

Todas as pessoas (adolescentes, adultos e idosos) com o esquema básico de vacinação completo devem fazer o reforço da vacina dTpa a cada dez anos.

Bravacinas e dTpa

A vacina disponibilizada na rede privada se diferencia da rede pública por utilizar uma tecnologia  que permite a fabricação com um  componente  acelular apresentando como benefícios a redução dos pics e das reações pós-vacina.  

A Bravacinas oferece proteção com dTpa nas duas clínicas de referência – Balneário Camboriú e Itajaí – e também por vacinação domiciliar em mais de 20 municípios da região da Foz do Rio Itajaí. A clínica de vacinação também está com uma promoção especial para quem deseja se vacinar com o imunizante, objetivando estimular a vacinação dos adultos. A promoção é válida até 30 de setembro ou enquanto durarem os estoque.

Para saber mais e fazer o seu agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento da Bravacinas através do telefone/whatsapp (47) 3344-0082. 

Baixa procura por vacinas ameaça a saúde coletiva
Risco da volta da poliomielite acende alerta no Brasil

Posts relacionados

Nenhum resultado encontrado.