A vacina dTpa protege contra difteria, tétano e coqueluche. Ela é recomendada para as crianças a partir dos 3 anos, além de gestantes, adolescentes, adultos e reforço nos idosos
Adulto, você está protegido com a vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa)? Com aplicação intramuscular, esta vacina protege contra três doenças infecciosas causadas por bactérias – difteria, tétano e coqueluche. E, num país que apresenta queda da cobertura vacinal contra muitas doenças que não existiam mais, estar em dia com o esquema vacinal é muito importante.
Pensando nisso, a Bravacinas – Clínica de Vacinação preparou este post para elencar informações sobre a vacina. Continue a leitura para mais informações!
Composição
A vacina dTpa é feita com toxinas inativadas das bactérias que causam difteria e tétano, bem como partículas também inativadas da bactéria que resulta na coqueluche, a Bordetella pertussis. A pessoa vacinada não corre nenhum risco de infecção com as doenças. O imunizante ainda conta com outros componentes: sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água.
Para quem é indicada
Além das crianças a partir dos 3 anos de idade, a vacina dTpa é recomendada para gestantes a partir da 20ª semana, adolescentes e adultos. O imunizante também é indicado para reforços em idosos e para todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde. Ou seja, essa é uma vacina que contempla desde um bebê prematuro até a melhor idade.
Pessoas com alergia grave a qualquer componente da vacina ou que tiveram hipersensibilidade grave após alguma dose não podem se vacinar.
Cuidados para a vacinação
Apesar de não existirem cuidados específicos, a vacinação deve ser adiada em caso de doença com febre alta. Pessoas com doenças com risco de sangramento podem receber o imunizante via subcutânea.
Após a aplicação, caso a pessoa sinta dor local, a orientação é utilizar compressas frias e remédio para dor, sob prescrição médica. Quaisquer outras reações mais severas, que perdurem por 72 horas, devem ser investigadas por profissional de saúde.
Você sabia?
Todas as pessoas (adolescentes, adultos e idosos) com o esquema básico de vacinação completo devem fazer o reforço da vacina dTpa a cada dez anos.
Bravacinas e dTpa
A vacina disponibilizada na rede privada se diferencia da rede pública por utilizar uma tecnologia que permite a fabricação com um componente acelular apresentando como benefícios a redução dos pics e das reações pós-vacina.
A Bravacinas oferece proteção com dTpa nas duas clínicas de referência – Balneário Camboriú e Itajaí – e também por vacinação domiciliar em mais de 20 municípios da região da Foz do Rio Itajaí. A clínica de vacinação também está com uma promoção especial para quem deseja se vacinar com o imunizante, objetivando estimular a vacinação dos adultos. A promoção é válida até 30 de setembro ou enquanto durarem os estoque.
Para saber mais e fazer o seu agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento da Bravacinas através do telefone/whatsapp (47) 3344-0082.